Banca de DEFESA: PATRÍCIA BARRETO MEDRADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA BARRETO MEDRADO
DATA : 14/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/oaf-wzoo-cdb
TÍTULO:

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRÁTICA/EXPERIMENTAL, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO DE BOTÂNICA EM BIOLOGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa qualitativa. Ensino de Biologia. Problematização. Sequência didática.


PÁGINAS: 32
RESUMO:

Pesquisas revelam que a utilização de sequências didáticas com práticas investigativas é uma estratégia de grande relevância, pois suscita a melhoria do ensino e aprendizagem tornando as aulas mais atrativas e despertando maior interesse do estudante ao buscar resolver problemas de seu cotidiano. Diante disso, neste estudo objetivou-se investigar a compreensão dos conteúdos de Biologia na construção do conhecimento de estudantes do ensino médio através da aplicação da sequência didática investigativa com atividade prática/experimental sobre a nutrição inorgânica das plantas, ampliando para além da sala de aula uma vivência dos conteúdos na prática e também a análise de sua contribuição para uma mudança na orientação das ações do estudante ao utilizar o método científico na busca de solução para um problema, valorizando os erros e acertos possibilitando os questionamentos e até mesmo reformulações   no decorrer do processo de ensino de biologia. Utilizou-se da abordagem de pesquisa qualitativa do tipo exploratória e os dados foram produzidos através da aplicação de questionários pré e pós-testes aplicados para 25 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual - Nova Olímpia -MT. Para isso, foi feita a fundamentação teórica e a elaboração da sequência didática com prática/experimental de acordo com o viés investigativo: Observação e problematização inicial: os estudantes foram incentivados a observarem e se engajarem na realização da atividade com a temática sobre nutrição inorgânica das plantas, através da apresentação de uma narrativa seguida de uma questão problematizadora. Organização do conhecimento: através do questionário pré-teste os estudantes apresentaram hipóteses iniciais sobre a temática abordada baseadas no que eles recordavam e que poderiam ser comprovadas ou não. Ao analisar as respostas dos estudantes para a questão “O que você entende sobre nutrição inorgânica das plantas?”, percebeu-se que havia um déficit no conhecimento sobre nutrição inorgânica das plantas, pois 72 % disseram que não sabiam/não lembravam o que é nutrição inorgânica das plantas. Eles se engajaram na realização da prática/experimental buscando resposta para a problematização inicial. Aplicação do conhecimento: as conclusões após a observação do experimento foram sistematizadas e anotadas, e os conhecimentos recém adquiridos permitiram a compreensão, análise, interpretação, formulação e reformulação de conceitos gerados pelos estudantes como resposta a problematização inicial. Socialização dos resultados: os novos conceitos adquiridos foram socializados através de apresentações dos grupos utilizando-se de mapas mentais. Ao final da aplicação da SDI, a análise comparativa das respostas dadas nos questionários pré e pós-teste, foi verificada a contribuição da SDI para uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes sobre a nutrição dos vegetais, com a crescimento expressivo de respostas satisfatórias em relação ao déficit inicial. Como produto final, foi confeccionado um manual contendo exemplos de sequências didáticas com práticas/experimentais investigativas para o ensino de Biologia, tornando-se uma ferramenta metodológica que poderá ser utilizada nas práticas pedagógicas de docentes da área de Ciências da Natureza nas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131960001 - CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAUJO
Interno - 97693002 - FABIANA APARECIDA CALDART RODRIGUES
Externo à Instituição - PATRÍCIA NAYARA CALDAS SILVA - SME
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 16:19
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