Banca de DEFESA: GRAZIELLE ELOISE SCHMIDT

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELLE ELOISE SCHMIDT
DATA : 13/07/2022
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/dgc-ttpw-omx
TÍTULO:

 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA COM ÊNFASE NA OBESIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes; Ensino Médio; Ensino por Investigação; Hipertensão; Saúde humana


PÁGINAS: 78
RESUMO:

A Sequência Didática é uma ferramenta pedagógica que tem sido amplamente aceita pois constitui-se de uma estratégia didática que aguça o potencial investigativo e a autonomia científica do estudante, valorizando sua aprendizagem por meio da apropriação do saber, valorizando as experiências já vivenciadas. Neste Trabalho de Conclusão de Mestrado foi elaborada uma cartilha com duas Sequências Didáticas sobre o tema Obesidade e Fisiologia Humana, com uma abordagem investigativa, estabelecendo uma relação entre ciência, sociedade e promoção à saúde, como forma alternativa de facilitar o ensino e aprendizagem dos educandos do Ensino Médio e, também contribuir como material auxiliar aos professores que buscam novas estratégias metodológicas. A primeira sequência didática proposta tem como ponto de partida a busca do saber científico sobre as Bases Fisiológicas da Obesidade. Na segunda sequência didática, o tema Obesidade foi abordado por meio de duas das principais patologias decorrentes da obesidade: Hipertensão arterial e Diabetes tipo 2, com compreensão de conceitos fisiológicos envolvidos nessas condições patológicas. Nas duas sequências didáticas, foram propostas atividades de intervenção para adesão de práticas de vida saudável para os adolescentes a fim de prevenir ou até mesmo reduzir a Obesidade no ambiente escolar e comunitário. A cartilha foi elaborada, utilizando-se a plataforma Canva, projetada em tamanho A4 e diagramada para auxiliar na estética e organização dos textos e conteúdo, de maneira que alguns conceitos foram traduzidos também de forma visual. Após a conclusão deste trabalho, a cartilha contendo as SDs será disponibilizada em formato PDF (Formato Portátil de Documento) para download, com o intuito de servir como apoio pedagógico para professores de Biologia que desejarem utilizar as SDs em suas aulas. A produção de material didático mais atrativo e moderno, pode ser utilizado como opção de dinamização a aula ao ministrar determinados conteúdos, que nem sempre são tão atrativos, por serem de difícil compreensão e não estarem alinhados com a realidade dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 270135001 - CRISTIANE REGINA DO AMARAL DUARTE
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Externo à Instituição - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 08:56
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1