Banca de DEFESA: EBERSON DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EBERSON DA SILVA SANTOS
DATA : 12/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/wbb-jfjn-fiq
TÍTULO:

MEU CADERNO DE RECEITAS COM PITADAS FISIOLÓGICAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Autonomia, Absorção de Nutrientes, Digestão de Nutrientes, Método Investigativo, Protagonismo


PÁGINAS: 66
RESUMO:

 

Com o intuito de contextualizar os conceitos relacionados ao funcionamento do sistema digestório, o presente trabalho buscou desenvolver uma sequência didática (SD) de cunho investigativo para que cada estudante individualmente ou professor com a turma pudesse elaborar um Caderno de Receitas com Pitadas Fisiológicas. A ideia central da SD foi utilizar os alimentos consumidos pelos estudantes e suas receitas favoritas para que investigassem e se aprofundassem nos processos de digestão e absorção desses alimentos. A SD investigativa foi elaborada utilizando-se diferentes recursos didáticos, como vídeos, tabelas de composição de alimentos, textos e, também atividade prática na cozinha, entre outros. A SD foi aplicada com uma turma de 3º ano do Ensino Médio e possibilitou que os estudantes pudessem compreender como os alimentos são transformados dentro do trato digestório, bem como a digestão e absorção dos nutrientes de forma contextualizada, utilizando estratégias de aprendizagem que os conectavam com situações do dia-a-dia. Ao final da aplicação da sequência didática, foi possível concluirmos o caderno de Receitas com pitadas fisiológicas da turma do 3º ano do Ensino Médio da escola. A partir da experiência da aplicação da SD, foi elaborada uma cartilha para uso por professores, pelos próprios estudantes e agentes de saúde, visto que a cartilha proporciona autonomia, protagonismo ao estudante no processo de ensino e aprendizagem da fisiologia do sistema digestório, e, também, promove associações do bem-estar do corpo com a saúde. Consideramos que este trabalho é relevante no campo de ensino de biologia, pois a abordagem metodológica proposta possibilita a autonomia do estudante e o torna protagonista no processo de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 270135001 - CRISTIANE REGINA DO AMARAL DUARTE
Interno - 114192007 - FABIANA APARECIDA DA SILVA
Externo ao Programa - 108389006 - STENIO EDER VITTORAZZI
Externo à Instituição - JACKSON COSTA PINHEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 08:47
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