Banca de DEFESA: VALERIA FERREIRA DE AGUIAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALERIA FERREIRA DE AGUIAR
DATA : 06/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/egj-oebi-piv
TÍTULO:

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Evolucionismo, Ensino de Biologia, Prática Docente.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

A teoria da evolução, por meio da seleção natural, contribui para a compreensão da história dos seres vivos e dos mecanismos pelo quais o ambiente atua no processo evolutivo destes. Atualmente, os conteúdos de evolução são tidos como a porta para a compreensão apropriada da diversificação dos seres vivos e a sua relação com o meio ambiente. Portanto, o ensino de biologia evolutiva é um componente curricular essencial nas escolas, mas nem sempre é abordado, ou quando abordado, não é totalmente compreendido. Levando em conta esses pressupostos, é considerável a necessidade de tornar o ensino da evolução biológica um processo mais interativo e instigante, para que de fato as informações trabalhadas em sala sejam compreendidas de forma mais duradoura pelos estudantes. Sendo assim, o trabalho propõe sequências didáticas com abordagem investigativa, dispostas em um livro paradidático, visando o ensino da evolução biológica no ensino médio. O estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, que permite uma subjetividade para se trabalhar questões culturais, econômicas, históricas e educacionais, em que os sujeitos expressam sua opinião sobre determinado tema. Foi desenvolvido em duas etapas: A primeira com a aplicação de questionários pré e pós-intervenção e uma intervenção entre estes, para sanar as dúvidas a respeito do tema. Já a segunda etapa consistiu em um livro paradidático contendo sequências didáticas com abordagem investigativa, visando auxiliar outros professores da área. As sequências foram aplicadas aos participantes, visando o aprimoramento das mesmas, depois da aplicação. Na primeira etapa, já foi possível constatar progressos com relação aos conhecimentos explanados pelos alunos, durante a intervenção e no questionário pós intervenção, quando comparado ao primeiro questionário aplicado. Na segunda etapa, apesar das dificuldades apresentadas, para desenvolver as sequências didáticas, os participantes demonstraram interesse e comprometimento para resolver as situações problema apresentadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 136121002 - ALESSANDRA REGINA BUTNARIU
Interno - 31301014 - LEILA VALDERES SOUZA GATTASS
Externo à Instituição - CAROLINA LOMANDO CAÑETE - IFPI
Notícia cadastrada em: 07/04/2022 08:37
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1