Banca de QUALIFICAÇÃO: Max Roger Rodrigues Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Max Roger Rodrigues Silva
DATA : 26/11/2021
HORA: 16:00
LOCAL: https://meet.google.com/syb-ocnp-zvv
TÍTULO:

 

ENSINO DE ECOLOGIA: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO ILUSTRADO DOS PEIXES DO RIO PARI


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biologia, Ensino Investigativo, Peixes do rio Pari.

 


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O ensino de biologia, especialmente nos conteúdos de zoologia no ensino médio, tem sido um grande desafio trabalhar de maneira eficiente. Pensando nesta situação desenvolvo meu TCM com o intuito de criar um ambiente de aprendizagem agradável, que motive o estudante a despertar o interesse pelo estudo. Portanto, este estudo tem por objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de construírem conhecimentos de biologia voltados para a ecologia dos peixes. Será utilizado a abordagem investigativa. O ensino investigativo constitui uma abordagem que promove o  questionamento, o planejamento, a escolha de evidências, as explicações com bases nas evidências e a comunicação, já ensinar por investigação significa  fazer um movimento de aproximar os conhecimentos científicos dos conhecimentos escolares, orientando assim a atividade do aprendiz ao invés de sua passividade. Ou seja, não é uma prática em que os alunos aprendem por conta própria, somente pela observação dos fatos com interpretações limitadas, tão pouco uma prática que deixa de lado a construção ativa do conhecimento através do diálogo e discussões e sem preocupação com que o aluno já sabe. Pensando assim os estudantes são engajados na resolução de problemas por meio de coleta, registro, organização e interpretação de dados e informações sobre aspectos taxonômicos, morfológicos e ecológicos dos peixes do rio Pari, município de Alto Paraguai, estado de Mato Grosso. Com isso, os alunos do ensino médio podem elaborar explicações que respondam às perguntas de pesquisa, discuti-las e avalia-las frente às explicações disponíveis, mobilizando conceitos científicos e os confrontando com seus conhecimentos prévios. Os alunos desenvolverão pesquisa qualitativa, utilizando livros e fontes bibliográficas disponíveis no meio eletrônico (google acadêmico, banco de dissertações e teses, dentre outros) para pesquisas sobre as espécies de peixes existentes no rio Pari e seus hábitos alimentares, seguindo uma sequência didática pré-determinada. Serão apresentadas duas propostas a serem desenvolvidas em dois grupos, onde cada grupo irá confeccionar uma possível relação ecológica a partir das relações alimentícias entre as espécies. Todas as etapas da sequência didática serão registradas através de fotos e vídeos, os quais irão compor o manual informativo ilustrado contendo que servirá de guia para identificação das espécies e descrever as relações ecológicas a partir da morfologia dentária das espécies. Espera-se com estas atividades, o protagonismo estudantil durante as sequencias didáticas de maneira a possibilitar a aprendizagem sobre conteúdos de ecologia, especialmente sobre os peixes do rio Pari, um importante tributário do rio Paraguai que é o principal corpo d’água do Pantanal Mato-grossense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 93376006 - NELSON ANTUNES DE MOURA
Interno - 82312001 - DIVINA SUEIDE DE GODOI
Externo ao Programa - 82319001 - SOLANGE APARECIDA ARROLHO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 09:41
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