SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Livro paradidático, Intervenção, Apoio ao docente.
A teoria da evolução, por meio da seleção natural, contribui para a compreensão da história dos seres vivos e dos mecanismos pelo quais o ambiente atua no processo evolutivo destes. Atualmente, os conteúdos de evolução são tidos como a porta para a compreensão apropriada da diversificação dos seres vivos e a sua relação com o meio ambiente. Portanto, o ensino de biologia evolutiva é um componente curricular essencial nas escolas, mas nem sempre é abordado, ou quando abordado, não é totalmente compreendido. Levando em conta esses pressupostos, é considerável a necessidade de tornar o ensino da evolução biológica um processo mais interativo e instigante, para que de fato as informações trabalhadas em sala sejam compreendidas de forma mais duradoura pelos estudantes. Sendo assim, o presente projeto visa propor sequências didáticas com abordagem investigativa, dispostas em um livro paradidático, visando o ensino da evolução biológica no ensino médio. O estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, que permite uma subjetividade para se trabalhar questões culturais, econômicas, históricas e educacionais, em que os sujeitos expressam sua opinião sobre determinado tema (GIL, 1999). Será desenvolvido em duas etapas: A primeira será para aplicação de questionários pré e pós intervenção e uma intervenção entre estes, para sanar as dúvidas a respeito do tema. Já a segunda etapa consistirá na produção de um artigo científico com os dados levantados e um livro paradidático contendo sequências didáticas com abordagem investigativa, visando auxiliar outros professores da área.