ROLEPLAYING GAME (RPG) NO ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Altitude, Ensino por Investigação, Fisiologia Respiratória, Metodologia Ativa.
O ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório demanda materiais didáticos que motivem os professores e que envolvam a participação ativa dos estudantes. Assim, o objetivo desse projeto é elaborar como produto final um guia para o professor com uma estratégia metodológica contendo uma sequência didática investigativa e um jogo de Roleplaying game (RPG) com temática de ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório. buscando aplicar o ensino por investigação. A sequência didática e o jogo de RPG serão elaborados a partir de uma escalada ao Monte Everest envolvendo os desafios da fisiologia respiratória em altitudes elevadas e, com a busca de soluções de problemas para sobreviver à escalada. Os personagens e cenários serão todos descritos pela autora para que a interpretação de papeis do RPG possa ocorrer com mais realidade. Além disso, a história do jogo envolverá outros temas de interesse, como o aquecimento global . A avaliação do jogo de RPG como estratégia de ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório ocorrerá na sala de aula, conforme a participação e envolvimento dos alunos, utilizando-se, para tanto, a metodologia observação participante. Além disso, ao final do jogo, os alunos serão estimulados a construir uma história em quadrinhos contando a história de seu personagem e o desenvolvimento a partir dos conhecimentos construídos com o jogo. A partir dos resultados observados na aplicação da sequência didática e do jogo de RPG, um guia será confeccionado um guia para que o professor possa aplicá-los em sala de aula remota ou presencial na forma de uma sequência didática utilizando o método investigativo. Espera-se que o guia para o professor com a sequência didática investigativa e o jogo de RPG sirva como estratégia metodológica lúdica e investigativa para o aprendizado de Fisiologia do Sistema Respiratório.