Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINEIA MARQUES DE ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCINEIA MARQUES DE ARRUDA
DATA : 25/11/2021
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/kbs-xdad-wem
TÍTULO:

ROLEPLAYING GAME (RPG) NO ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Altitude, Ensino por Investigação, Fisiologia Respiratória, Metodologia Ativa.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

O ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório demanda materiais didáticos que motivem os professores e que envolvam a participação ativa dos estudantes. Assim, o objetivo desse projeto é elaborar como produto final um guia para o professor com uma estratégia metodológica contendo uma sequência didática investigativa e um jogo de Roleplaying game (RPG) com temática de ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório. buscando aplicar o ensino por investigação. A sequência didática e o jogo de RPG serão elaborados a partir de uma escalada ao Monte Everest envolvendo os desafios da fisiologia respiratória em altitudes elevadas e, com a busca de soluções de problemas para sobreviver à escalada. Os personagens e cenários serão todos descritos pela autora para que a interpretação de papeis do RPG possa ocorrer com mais realidade. Além disso, a história do jogo envolverá outros temas de interesse, como o aquecimento global  . A avaliação do jogo de RPG como estratégia de ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório ocorrerá na sala de aula, conforme a participação e envolvimento dos alunos, utilizando-se, para tanto, a metodologia observação participante. Além disso, ao final do jogo, os alunos serão estimulados a construir uma história em quadrinhos contando a história de seu personagem e o desenvolvimento a partir dos conhecimentos construídos com o jogo. A partir dos resultados observados na aplicação da sequência didática e do jogo de RPG, um guia será confeccionado um guia para que o professor possa aplicá-los em sala de aula remota ou presencial na forma de uma sequência didática utilizando o método investigativo. Espera-se que o guia para o professor com a  sequência didática investigativa e o jogo de RPG sirva como estratégia metodológica lúdica e investigativa para o aprendizado de Fisiologia do Sistema Respiratório.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 270135001 - CRISTIANE REGINA DO AMARAL DUARTE
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Externo ao Programa - 108389005 - STENIO EDER VITTORAZZI
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 17:00
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1