Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELLE ELOISE SCHMIDT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELLE ELOISE SCHMIDT
DATA : 26/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/yuq-pzxq-rgf
TÍTULO:

USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA COM ÊNFASE NA OBESIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes, Hipertensão, Obesidade


PÁGINAS: 78
RESUMO:

A Sequência Didática é uma ferramenta pedagógica que  tem sido amplamente aceito, constitui-se de uma estratégia didática que aguça o potencial investigativo e a autonomia científica do estudante, valorizando sua aprendizagem por meio da apropriação do saber valorizando as experiências já vivenciadas. Este Trabalho de Conclusão de Mestrado propõe-se elaborar uma cartilha com duas Sequências Didáticas sobre o tema Obesidade e Fisiologia Humana, com uma abordagem investigativa, estabelecendo uma relação entre a ciência, sociedade e promoção à saúde, como forma alternativa de facilitar o ensino e aprendizagem dos educandos do Ensino Médio e também contribuir como material auxiliar aos professores que buscam novas estratégias metodológicas. A primeira sequência didática proposta tem como ponto de partida a busca do saber científico sobre as Bases Fisiológicas da Obesidade. Na segunda sequência didática a ser elaborada, o tema Obesidade foi abordado por meio de duas das principais patologias decorrentes da obesidade: Hipertensão arterial e Diabetes tipo 2, com compreensão de conceitos fisiológicos envolvidos nessas condições patológicas. Nas duas sequências didáticas, foram propostas atividades de  intervenção para adesão de práticas de vida saudável para os adolescentes a fim de prevenir ou até mesmo reduzir a Obesidade no ambiente escolar. A cartilha será elaborada utilizando a plataforma Canva, projetada em tamanho A4 e diagramada para auxiliar na estética e organização dos textos e conteúdos, de maneira que alguns conceitos sejam traduzidos também de forma visual.  Após a conclusão deste trabalho, a cartilha contendo as SDs será disponibilizada, em uma versão impressa para as Unidades Escolares de Ensino Médio e também em formato PDF (Formato Portátil de Documento) para download, com o intuito de servir como um apoio pedagógico para professores de Biologia que desejarem utilizar as SDs em suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 270135001 - CRISTIANE REGINA DO AMARAL DUARTE
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Externo à Instituição - KLEBER EDUARDO DE CAMPOS - UFMT
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 10:08
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1