PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONFECÇÃO DE CARTILHA DIGITAL COM JOGOS DIDÁTICOS, COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
Instrumento Facilitador – Metodologias Investigativas – Cartilha Digital - Seleção Natural – Adaptação
Ao longo das transformações ocorridas nos processos de ensino, muito se discute sobre as práticas pedagógicas e os métodos ditos “tradicionais”. Nesse contexto, esse projeto visa buscar alternativas metodológicas para a construção de uma Cartilha Digital, composta de jogos didáticos, referente ao conteúdo de Evolução especificamente os temas Seleção Natural, Origem da vida e Adaptação, que se tornará o produto final requisitado para a conclusão do PROFBIO, com o objetivo de contextualizar os conteúdos através de metodologias investigativas e lúdicas promovendo o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho será desenvolvido na escola Estadual João Paulo I, no município de Paranaíta durante o período diurno/integral pelo Projeto Escola Plena, com as turmas dos 3º anos do ensino médio. Os alunos receberão apostilas com informações, textos e atividades com intuito de estimular a construção de hipóteses e pesquisas sobre os temas envolvido na produção da cartilha. Após o retorno das aulas presenciais os alunos iniciarão a confecção dos jogos. Através da sequência didática, com metodologias investigativas, como pesquisas bibliográficas, elaboração de hipóteses, construção de mapas conceituais, referentes ao tema evolução e subtemas envolvidos, os alunos terão acesso a informações que contribuirão na confecção e a prática dos jogos. Espera-se que na conclusão do produto a escola receba a cartilha e compartilhe com outros profissionais das demais escolas, já que o objetivo é construir um material sólido que auxilie na fixação e assimilação dos conteúdos e assim contribuir na alfabetização científica e aquisição de uma postura mais ativa e autônoma no processo do conhecimento.