Banca de DEFESA: KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 29/10/2020
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/iyx-kmih-gfn
TÍTULO:

AQUÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Investigativo, Sequência Didática, WebQuest


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O aquário é um laboratório vivo, onde diferentes processos biológicos ocorrem, além de, ser um instrumento que oportuniza aos discentes participarem da construção do seu próprio conhecimento, através da efetiva participação, onde o professor é o mediador. Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver materiais didáticos para aulas presenciais e remotas tendo como objeto de estudo o aquário. O projeto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi elaborado uma sequência didática em torno da montagem e manutenção de um aquário. O processo de ensino/aprendizagem, da sequência didática, foi avaliado através de questionários aplicados aos estudantes, onde foi constatado um aumento no interesse pela biologia e uma evolução significativa no aprendizado dos conteúdos, esses bons resultados são atribuídos ao sistema investigativo empregado na sequência didática. Na segunda etapa, devido às condições impostas aos estudantes e professores nesses novos tempos de ensino remoto, desenvolveu-se uma WebQuest, com enfoque no aquário, como possibilidade didática. Não foi possível aplicar e avaliar a WebQuest com os alunos devido aos problemas atrelados a implantação do ensino remoto na rede pública de ensino no Estado de Mato Groso. De toda forma a WebQuest está disponível na internet (https://sites.google.com/view/webquest-aquario-kcos/in%C3%ADcio), podendo ser utilizada por estudantes e professores de qualquer escola do Brasil. O uso do aquário no ensino de biologia proporcionou um aumento da autonomia e envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, despertando o interesse e motivação em construir o próprio conhecimento. O aquarismo é um uma ferramenta didática que, quando associado a uma sequência didática, potencializa o ensino e que, quando necessário, pode ser adaptado para o ensino remoto e ser conduzido de forma assíncrona com os estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138498001 - ADLEY BERGSON GONCALVES DE ABREU
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Externo à Instituição - GERMANO GUARIM NETO - UFMT
Notícia cadastrada em: 20/10/2020 08:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1