Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO NUNES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANTONIO NUNES DA CUNHA
DATA : 27/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/sxm-uwpi-mda
TÍTULO:

MANUAL DE PROPOSTAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências Biológicas. Ensino Médio. Ensino por investigação.  Paradidático. 


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Pesquisas revelam que há uma carência de estudos sobre ensino de Ciências por investigação na educação brasileira, especialmente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e que são poucas as iniciativas voltadas para as atividades investigativas para o conteúdo de Biologia. Diante destes pressupostos, emergiu o presente estudo com o objetivo de construir um manual de propostas didáticas investigativas para o ensino de Biologia, intencionando potencializar/fomentar o uso desta abordagem didática pelos professores da educação básica do país. Especificamente, têm-se como objetivos: (i) levantar literaturas específicas sobre ensino de Ciências por investigação; (ii) produzir dez propostas de sequências didáticas investigativas aplicáveis dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio; e (iii) divulgar as propostas didáticas investigativas para os professores da educação básica do estado Mato Grosso. Para o levantamento dos referenciais teóricos, foram feitas buscas em bases de dados utilizando como descritores os termos “ensino de Ciências por investigação”, “ensino investigativo”, “atividades investigativas”, “sequências didáticas investigativas”, “avaliação da aprendizagem nas abordagens investigativas”. A partir da busca, selecionaram-se alguns referenciais que fundamentaram o presente estudo. Em seguida, foi planejado e produzido um manual de sequências didáticas investigativo para o ensino de Biologia. As propostas do manual partem da proposição de um problema a ser analisado, o levantamento de hipóteses, a coleta de informações, socialização das informações e a contextualização dos conhecimentos com a realidade dos estudantes. O manual apresenta um total de 113 folhas e foi produzido no software Microsoft Office Word versão 2010. Ele está estruturado em cinco seções, sendo elas: (i) Apresentação; (ii) Aporte teórico; (iii) Propostas de sequências didáticas investigativas; (iv) Referências; e (v) Quem são os autores? O produto apresenta um total de dez sequencias didáticas, as quais quatro são sugestionadas para o 1° ano, quatro para o 2° ano e duas para o 3° ano do Ensino Médio. Os temas escolhidos para compor as sequências envolvem tradicionalmente, um entrave em seu ensino, pela polêmica que sua abordagem em sala tem gerado, pelos estereótipos e invisibilidade do conteúdo nas visões dos estudantes e de professores de Biologia da educação básica, pelo fato de situar-se como problema de saúde pública, social e ambiental. Nas propostas apresentadas, há sempre um problema a ser resolvido pelos estudantes e, a partir dele, a turma é orientada a formar grupos para o processo de levantamento de hipóteses e resolvê-lo por meio de estratégias diversificadas, como experimentos, leituras, pesquisa de campo, vídeos, jogos didáticos, dentre outras, socializando/comunicando com a turma ou com a comunidade escolar os dados e informações obtidas, além de interligar, ao final, os conhecimentos adquiridos com a realidade local. Dessa forma, acredita-se que a divulgação e utilização deste manual nos espaços escolares da educação básica poderá fomentar o uso de propostas de ensino investigativas, e assim, permitindo que os estudantes sejam protagonistas da formação do seu conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131960001 - CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAUJO
Interno - 118802007 - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - EDNA LOPES HARDOIM - UFMT
Notícia cadastrada em: 08/10/2020 15:33
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