Banca de DEFESA: MANOEL JOAO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL JOAO DE JESUS
DATA : 30/10/2020
HORA: 00:00
LOCAL: https://meet.google.com/kre-jpad-vbg
TÍTULO:

OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM, EM SOFTWARE DE AUTORIA, PARA O ENSINO DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

Softwares. Visual Class®. Energia. Ensino-aprendizagem.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento de objetos de tecnologias digitais com finalidade educacional como facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Os diversos softwares disponíveis com ferramentas de criação, tutoria e gestão de atividades permitem o uso para diversas finalidades, como criação dos conteúdos de aprendizagem, disponibilização de conteúdos em plataforma e criação e acompanhamento de atividades online. O presente projeto teve como objetivo a construção de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) por meio do uso de software de autoria, o Visual Class®, visando disponibilizar aos docentes e discentes ODAS que promova aos discentes a compreensão dos processos de obtenção de energia realizados pelos seres vivos. Bem como, propor uma sequência didática investigativa para aplicação desses ODAs. Optou-se pelo Visual Class®, pela fácil utilização e criação sem necessitar de conhecimento de linguagem de programação de computador. Para a criação dos ODAs, fez-se a parte gráfica das telas utilizando o PowerPoint e inseriu-as no Visual Class®, onde utilizou-se dos recursos necessários nele disponíveis. Para a aplicação dos ODAs na prática pedagógica, propomos uma sequência didática investigativa (SDI), a fim de oportunizar aos discentes a construção de conhecimentos acerca dos processos de obtenção de energia pelos seres vivos. Sugerimos iniciar com uma aula dialogada, para expor o tema, fazer uma avaliação diagnóstica dos discentes, possibilitar a problematização trazendo o assunto para o cotidiano dos discentes e a realidade local, motivando-os. A seguir deve ser solicitado para que os discentes elaborem as hipóteses, façam as pesquisas, analisem os dados e, por fim, apresentem os resultados e a conclusão. Ao final, docente e discentes discutem os pontos positivos e negativos e sugerem melhoria para a SDI aplicada. Espera-se que os ODAs construídos e aplicados por meio de uma abordagem investigativa possam contribuir com o processo ensino-aprendizagem, facilitando aos discentes a compreensão dos processos de obtenção de energia realizados pelos seres vivos, potencializando o processo ensino-aprendizagem e motivando os discentes na construção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131885001 - ALEXANDRO CEZAR FALEIRO
Interno - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Externo à Instituição - ALVARO JULIO PEREIRA - UECE
Notícia cadastrada em: 05/10/2020 09:58
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