Banca de DEFESA: ELISENE GONÇALA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISENE GONÇALA ROCHA
DATA : 15/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/xbq-eaob-xuf
TÍTULO:

Parasitoses intestinais: abordagem educativa visando a redução de infestações


PALAVRAS-CHAVES:

Infestação parasitária. Educação. Parasitologia. Saúde


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Parasitoses intestinais são doenças causadas por parasitas do grupo dos nematódeos, dos platelmintos, bem como protozoários, provocando danos à saúde pública em todas as regiões do mundo. Estas doenças estão ligadas principalmente às condições de higiene, de saneamento básico e à falta de água tratada, podendo interferir no rendimento escolar, causando prejuízo aos alunos. Este trabalho tem o objetivo de estimular a educação em saúde, através de ações educativas que possam modificar a realidade negativa causada por agentes parasitários, em alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola no interior do Estado do Pará. Foi aplicado um questionário inicial de diagnóstico para verificar o grau de conhecimento prévio sobre o assunto, após eu ter ministrado aula, foram desenvolvidas várias ações junto aos alunos, como palestras, limpeza do ambiente escolar, construção de jogo didático de cartas sobre parasitologia, com a participação ativa dos alunos e, após, foi aplicado o mesmo questionário inicial, a fim de verificar se houve mudanças na aprendizagem. Realizou-se duas etapas de exames parasitológicos, uma antes das ações de tratamento dos infectados e das informações sobre prevenção das parasitoses e outra com intervalo de seis meses, após estas ações. Este estudo apresentou dados na primeira etapa de exames que comprovaram a presença de parasitose em mais de 50% nos alunos pesquisados, enquanto, na segunda etapa, esta presença foi reduzida para menos de 25%, comprovando que o tratamento e as ações desenvolvidas contribuíram para a redução das infestações, para o compartilhamento de informações e, consequentemente, seus efeitos adversos ao ensino-aprendizagem. Deste modo, alcançamos o resultado esperado. pois, o desenvolvimento de palestras e normas de conduta de limpeza, a elaboração do jogo didático como produto e demais ações realizadas pelos próprios alunos os motivou para aprendizagem e aquisição de hábitos de higiene pessoal e coletiva, transformando a realidade da escola em termos de educação e saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 136121002 - ALESSANDRA REGINA BUTNARIU
Interno - 131960001 - CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARCIA ROSA OLIVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/09/2020 10:20
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