Banca de DEFESA: JULIANA JARDINI BRANDAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA JARDINI BRANDAO
DATA : 21/10/2020
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/tay-zqmc-aai
TÍTULO:

USO DO QUIZ COMO PROPOSTA DE UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO SOBRE MITOSE


PALAVRAS-CHAVES:

Mitose. Tecnologia da Informação e Comunicação. Quiz. Aprendizagem.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

O ensino de Mitose no Ensino Médio é visto como um conteúdo complexo pelos estudantes. Neste sentido, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC`s) é uma modalidade metodológica que utiliza recursos capazes de trazer novas abordagens e compreensões dos conteúdos pelos alunos. Entre os diversos recursos tecnológicos aplicados ao ensino, o Quiz é uma ferramenta interessante, pois além de criar um espaço interativo, de reflexão, socialização das discussões propostas pode contribuir para uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho teve como objetivo geral avaliar e fomentar o potencial de um Quiz na plataforma Sunvote ARS PTT vinculado ao Microsoft Power Point como recurso didático na aprendizagem sobre Mitose mediante a aplicação de dois métodos distintos com intuito de verificar qual melhor auxilia o ensino dos alunos. Para tanto, foi realizada uma proposta de atividade didática a 60 alunos do primeiro ano de Ensino médio em duas turmas A e B de uma escola estadual de Tangará da Serra, utilizando o método tradicional e o tecnológico (Quiz) respectivamente. Inicialmente foi elaborado o Quiz através da plataforma supracitada, em seguida foi aplicado os diferentes métodos nas turmas com questionário pré-teste sobre Mitose. Além disso, averiguou a eficácia e aceitabilidade desses métodos através do questionário pós-teste e uma entrevista com 8 alunos de cada turma. Por conseguinte, como produto foi elaborado um “Manual Orientativo: Elaborando um Quiz com uso das TDICs na Educação” sobre uso desse recurso didático no presente estudo. A análise dos dados referente a avaliação da aprendizagem e aceitação dos métodos aplicados foi de cunho quali-quantitativo através de estatística descritiva, ANOVA e Teste T Student, e como caráter qualitativa a teoria de Bardin (2011) Análise de Conteúdos. Detectou-se, também, que a turma B após a aplicação dos recursos tecnológicos aumentou significativamente as médias de acertos, sendo estatisticamente maior que a média das notas da turma A após a apresentação dos conteúdos de forma tradicional, a 1% de probabilidade pelo Teste T. As TDICs por sua vez apresentaram um nível de aceitação excelente, 57,1%, tendo 21,4% referente ao método tradicional corroborando que esse recurso apresenta influência positiva no processo educativo, ainda durante o momento do Quiz observou-se expressiva motivação, interatividade, comprometimento, atenção e entusiasmo dos estudantes, citações essas confirmadas em relatos tanto no questionário quanto na entrevista. Dessa forma é válido profissionais da educação adotarem como recurso alternativo o Quiz, que vem contribuindo com o sistema educacional tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas funcionando como facilitador da aprendizagem e aliada a outras metodologias com a finalidade de enriquecer e potencializar o ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Interno - 258124001 - ANDRE FRANCO CARDOSO
Interno - 131885001 - ALEXANDRO CEZAR FALEIRO
Externo à Instituição - LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA - UFMT
Notícia cadastrada em: 21/09/2020 22:13
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1