Banca de DEFESA: FRANCIELLE DA SILVA MATEUS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIELLE DA SILVA MATEUS COSTA
DATA : 22/10/2020
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/jyn-xnsu-zyk
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas educativas; ensino de biologia; estratégia de aprendizagem.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância da elaboração de mapas conceituais e mapas mentais como estratégia potencializadora da aprendizagem significativa no ensino de Biologia, através da organização mental de informações, visando à construção de conhecimento em Citologia. O trabalho contou com a participação de dois grupos de estudos, um experimental e outro controle, compostos de turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Diamantino/MT. Para a coleta de dados foi aplicado um pré-teste, para averiguar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. O resultado no pré-teste possibilitou selecionar grupo com menor valor de média como turma experimental, onde foi aplicado a intervenção de ensino que consiste numa dinâmica diferenciada de aula, demonstrando como se constrói mapa conceitual e mental sobre conteúdo de citologia, enquanto no grupo controle foi realizada a apresentação dos mesmos conteúdos através de método tradicional com aula expositiva. Após esse procedimento, em ambos os grupos, aplicou-se novamente o questionário e as médias do número de acertos foram comparadas através do Teste t a 0,05% de probabilidade. Os resultados mostraram que a turma experimental obteve média 33,9% maior que a turma controle e valor de p= 0,000400 sendo p<0,05, rejeitando a hipótese nula e reforçando a hipótese inicial de que as metodologias apresentariam resultados diferentes. Desta forma o ensino conduzido conforme os pressupostos da aprendizagem significativa e mediado pela técnica de mapas mentais e conceituais foi significativo para o ensino de citologia. Pela análise dos mapas mentais e conceituais, percebe-se indícios de aprendizagem significativa, pois foi possível identificar elementos que são critérios para esta inferência como a organização, representação e sistematização dos conceitos. O produto desta pesquisa é um manual de elaboração de mapas mentais e conceituais em forma de e-book.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Interno - 118802007 - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Interno - 131885001 - ALEXANDRO CEZAR FALEIRO
Externo à Instituição - LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA - UFMT
Notícia cadastrada em: 21/09/2020 22:13
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1