O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO NA COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS
perfil socioeconômico, horticultura, consumo, desenvolvimento rural, comercialização.
As frutas e hortaliças são fontes essenciais para uma alimentação saudável, assim o objetivo do estudo o foi obter uma visão sistêmica da produção, comercialização, e consumo de frutas e hortaliças em Tangará da Serra – MT. Os dados foram coletados em pesquisa direta, por meio de questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, e variáveis quantitativas e qualitativas. A população pesquisada foram 162 produtores e 383 consumidores de frutas e hortaliças do município de Tangará da Serra-MT. Quanto ao perfil socioeconômico, 75% são proprietários, 32% tem idade entre 51 e 60 anos, 63% possuem somente ensino fundamental, 58% têm renda familiar igual ou superior de 4 salários-mínimos e apenas 51 produtores recebem assistência técnica. A maioria das propriedades (62%) possui área de até 10 há, 95% praticam o cultivo convencional de 17 variedades de frutas e 37 tipos de hortaliças. Os canais de comercialização mais utilizados são as feiras livres e a venda direta para supermercados, comércio e outros, embora 59% utilizem apenas um canal. No perfil de consumo, 52% dos entrevistados consomem frutas e hortaliças diariamente, 68% gastam até R$ 50,00 por semana com estes produtos e o principal motivo de consumo é a preferência por alimentação saudável.