Banca de DEFESA: PATRICIA SCATOLIN TEIXEIRA DINIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA SCATOLIN TEIXEIRA DINIZ
DATA : 28/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

POR ENTRE CAPAS, TEIAS DISCURSIVAS E RAIOS IDEOLÓGICOS: NO ENTREMEIO DO VERBAL E O NÃO VERBAL, A FIGURA DO SUPER-HERÓI


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso. Superaventura. Verbal e não-verbal. Inclusão. Autoria.


PÁGINAS: 215
RESUMO:

A dissertação que aqui apresentamos é parte dos trabalhos realizados no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, ofertado pela Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Cáceres-MT. Inicialmente, nosso trabalho tinha caráter interventivo, mas devido à pandemia da COVID-19, ocorreu a suspensão das aulas presenciais, sendo necessário alterar a proposta para o modo propositivo. Nossa sustentação teórica está na Análise de Discurso francesa (AD), iniciada por Michel Pêcheux, tendo como precursora, no Brasil, Eni Orlandi. Objetivamos desenvolver a autoria dos alunos, em uma sala regular de inclusão, trabalhando a noção de diferença, por meio do tema super-heróis. Para tanto, desenvolvemos uma proposta que trabalha a leitura e a escrita de textos relacionados ao tema, partindo do conhecimento prévio apresentado pelos alunos, nesse caso, o filme Vingadores Ultimato. Nossa referência para elaboração das atividades foram os alunos do 8ºano da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo – DJEC, no município de Jauru – MT. Nossa abordagem propõe um trabalho que considere a língua em seu funcionamento e tome o sujeito como um sujeito social, atravessado pela ideologia e pela história. O material utilizado por nós é, portanto, composto por materialidades que trazem tanto o verbal quanto o não-verbal, tendo como ponto de partida uma breve análise fílmica. Neste percurso, esperamos que os alunos possam compreender a importância de se respeitar as diferenças e, como eles, enquanto turma regular de inclusão, se constituem. Tendo na turma a presença de um aluno com deficiências física e intelectual, propomos ao final do projeto, a composição de uma HQ, nos moldes de uma pulp-fiction, pois a variedade de materiais a serem utilizados propiciará a participação de TODOS os alunos da turma. Como produto final, produzimos o Caderno de atividades discursivasuma proposta de projeto super. O referido caderno é composto por onze atividades, organizadas em três etapas e está direcionado ao público docente, para que possa ser trabalho em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 176.533.040-87 - VERA REGINA MARTINS E SILVA - UNEMAT
Interno - 722.675.428-20 - ENI DE LOURDES PUCCINELLI ORLANDI - UNEMAT
Externo à Instituição - MARAISA LOPES - UFPI
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 17:23
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1