|
Dissertações |
|
1
|
-
LAÍS HELENA LEAL LOPES
-
DESMISTIFICANDO ESTEREÓTIPOS, APONTANDO CAMINHOS: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
-
Orientador : MARINEI ALMEIDA
-
Data: 27/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita levantando questões raciais, em específico a representação do negro e seus aspectos identitários como o cabelo crespo e a cor da pele, a partir da obra Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar (2007), da autora mato-grossense Neuza Baptista Pinto. O público-alvo são os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, da rede estadual urbana, situada no município de Nova Xavantina – MT. Refletir sobre os estereótipos criados pela sociedade em que se associam o negro e suas características, como ruins e feios, reportando a este como ser inferior, discurso presente ao longo da história da humanidade. Tem como premissa a promoção de práticas diversas de letramento trazendo a contribuição do texto literário e os efeitos da lei 10.639, no enfrentamento do racismo estrutural dentro do campo educacional. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação proposta por Thiollent, (1986), por meio da aplicação de contextualizações orais, oficinas, leituras e a sequência básica de Rildo Cosson (2012). Em seu percurso teórico, este projeto discute os conceitos de leituta, letramento literário, alfabetização e letramento, concepções ideológicas que tratam histórias de pessoas negras e discussão teórica sobre Literatura Afro-Brasileira. Como produto, produzimos uma metodologia de aula baseada em novas formas de ensinar, aprender, construir o conhecimento e aplicar o conteúdo saindo do modelo tradicional.
-
Mostrar Abstract
-
This research addresses the theme of racism with a main focus on reading and writing work. It aims to improve reading and writing skills by raising racial issues, in particular the representation of black people and their identity aspects such as curly hair and skin color from the work Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar (2007), by the author from Mato Grosso Neuza Baptista Pinto. It emphasizes the approximation of a new formulation of the concept of aesthetics, trying to demystify the stereotypes formed by the society in which black people and their characteristics are associated, such as bad and ugly, reporting black people as inferior, present in the discourse throughout history. The aim of this intervention is to work with literature from the perspective of subjective reading, valuing the student's subjective memory and cultural repertoire, their way of thinking and feeling the text, developing a sense of analysis, criticality, authorship and revision of the text itself. text. In its theoretical course, this project discusses the concepts of reading, literary literacy, literacy and literacy, ideological concepts that deal with stories of black people and theoretical discussion of Afro-Brazilian Literature. As a final product, resulting from the intervention in seventh grade classrooms at the Ministro João Alberto State School, the aim is to create a reading diary with notes and the path of writing proposed by the project.
|
|
2
|
-
LUCIANA SIANI DOS SANTOS DE ALMEIDA
-
A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA:O uso do podcast em sala de aula
-
Orientador : NILCE MARIA DA SILVA
-
Data: 13/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação resulta de uma proposta interventiva que foi desenvolvida com os alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Miguel Barbosa, no município de São José dos Quatro Marcos-MT, no ano de 2023, e tem por objetivo trabalhar o processo de constituição, formulação e circulação do podcast, a fim de mobilizar o podcast discursivamente para promover a autoria dos alunos por meio das atividades de leitura e escrita. O trabalho faz parte do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Cáceres-MT, e fundamenta-se na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux e trazida para o Brasil por Eni Orlandi. Na fase inicial do trabalho, daremos enfoque no podcast e suas especificidades, pesquisas sobre a historicidade dos podcasts e seleção de materiais. Para o segundo momento, nosso objetivo foi aprofundar a análise do processo de formulação dos podcasts através da leitura dos efeitos de sentido do verbal e do não verbal. Posteriormente, trabalhamos com atividades de leitura e escrita do podcast, sustentadas pelas noções da AD, levando-se em conta as especificidades dessa composição áudio sonora. Nesta etapa, usamos exercícios de paráfrase (diferentes formulações do mesmo) e polissemia (diferentes movimentos de sentido no objeto simbólico), a partir da releitura de podcasts e suas diferentes materialidades significantes. Nosso objetivo é observar, através de gestos de leitura realizados pelos alunos, a partir de outras materialidades, como as diferentes linguagens em circulação, e em funcionamento, movem sentidos de paráfrase e polissemia no efeito de reinterpretação, pois o sentido se produz diferentemente nas diferentes materialidades significantes em funcionamento em um texto e o sujeito se relaciona diferentemente com as diferentes materialidades de leitura/escrita Na penúltima etapa, foram produzidas oficinas de linguagem áudio sonora, produção de áudio, editoração, trilha sonora. Os alunos fizeram pesquisas em sites para definição do slogan e da vinheta que utilizariam na construção dos podcasts e escrita dos roteiros, bem como a circulação do podcast. Por fim, foram organizadas em duas oficinas: ajustes e orientações complementares, definição da vinheta, pesquisas de algumas plataformas como: Google Podcast e Spreaker Studio, ainda, noções elementares para elaboração dos podcasts, nome do podcast e/ou outros elementos e conferência e editoração. Montamos uma descrição dos episódios elaborados por eles, afim de que, através dessa materialidade, os trabalhos também possam ser divulgados na escola e aos pais, através do Instagram da escola, no horário do intervalo da escola, através da rádio escolar. O acesso ao produto final desse projeto ficará no Instagram da escola e, quiçá, no YouTube. Esperávamos que o trabalho de intervenção desenvolvido possibilitasse aos alunos saírem de uma posição de sujeito passivo e passem a de sujeitos críticos (INDURSKY, 2016). Além disso, que sejam capazes de se posicionarem diante das situações que necessitem atitudes reflexivas e questionadoras da ordem estabilizada, por trabalhar com o texto sonoro, neste caso, podcast, e as diversas materialidades significantes, pois acreditamos que oportunizar a leitura e a produção de textos de diferentes materialidades simbólicas fará da sala de aula um local propício ao questionamento dos sentidos estabilizados na nossa sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation s an intervention proposal that will be developed with students in the 7th year of elementary school at Escola Miguel Barbosa, in the municipality of São José dos Quatro Marcos-MT, in the year 2023, and aims to work on the process of constitution, formulation and circulation of the podcast, in order to mobilize the podcast discursively to promote student authorship through reading and writing activities. The work is part of the Professional Master's Degree in Literature (PROFLETRAS), offered by the State University of Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres-MT unit, and is based on the theoretical-methodological perspective of French-style Discourse Analysis (DA), started by Michel Pêcheux and brought to Brazil by Eni Orlandi. In the initial phase of the work, we will focus on the podcast and its specificities, research on the historicity of podcasts and selection of materials. For the second moment, our objective is to deepen the analysis of the podcast formulation process through reading the meaning effects of verbal and non-verbal. Later, we will work with reading and writing activities for the podcast, supported by AD notions, taking into account the specificities of this audio sound composition. In this stage, we will use paraphrasing exercises (different formulations of the same) and polysemy (different movements of meaning in the symbolic object), based on the rereading of podcasts and their different significant materialities. Our objective is to observe, through reading gestures carried out by students, from other materialities, how the different languages in circulation, and in operation, move meanings of paraphrase and polysemy in the effect of reinterpretation, as the meaning is produced differently in the different significant materialities at work in a text and the subject relates differently to the different reading/writing materialities. In the penultimate stage, audio sound language workshops, audio production, publishing, soundtrack will be produced. Students will research websites to define the slogan and vignette that they will use in creating podcasts and writing scripts, as well as circulating the podcast. Finally, they will be organized into two workshops: adjustments and additional guidelines, definition of the vignette, research on some platforms such as: Google Podcast and Spreaker Studio, as well as basic notions for preparing podcasts, name of the podcast and/or other elements and conference and publishing. We will put together a description of the episodes prepared by them, so that, through this materiality, the work can also be disseminated at school and to parents, through the school's Instagram, during school break times, through the school radio. Access to the final product of this project will be on the school's Instagram and, perhaps, on YouTube. We hope that the intervention work to be developed will enable students to move from the position of passive subjects to that of critical subjects (INDURSKY, 2016). Furthermore, that they are capable of positioning themselves in situations that require reflective and questioning attitudes about the stabilized order, by working with sound text, in this case, podcast, and the various significant materialities, as we believe that providing opportunities for reading and producing Texts with different symbolic materialities will make the classroom a place conducive to questioning the meanings stabilized in our society.
|
|
3
|
-
ELIETE OLIVEIRA DE SOUZA MARZOCHI
-
Semeando palavras e práticas no ensino da leitura e da escrita com alunos do campo
-
Data: 29/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este projeto tem como objetivo geral trabalhar a leitura e a escrita de textos de diferentes materialidades significantes, na perspectiva da Análise do Discurso. O objetivo é proporcionar aos alunos a ressignificação dessas práticas por meio de temas atuais e de interesse dos discentes, promovendo a prática de múltiplas formas de leitura e escrita. Os objetivos específicos do projeto são: 1) construir, com a participação dos alunos, um arquivo de leitura composto por diferentes materialidades sobre temas relevantes para os estudantes; 2) dar condições para que os alunos se tornem sujeitos autores na leitura e escrita de textos em diferentes formas materiais, de acordo com os temas escolhidos pelos estudantes e pelo professor; 3) oferecer aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender que a produção de argumentação é sustentada pela historicidade e formação ideológica do sujeito. Esse projeto se justifica na importância da linguagem na produção de sentidos e na capacidade de generalização e abstração do mundo exterior. O projeto visa abordar as dificuldades dos alunos em relação à leitura, gestos de interpretação de texto e escrita, especialmente na conjuntura pós-pandemia, em que os alunos estão ainda mais desinteressados e dispersos. O projeto também busca questionar o funcionamento da escola e a relação entre professores e alunos, utilizando a Análise do Discurso como uma abordagem que permite explicitar os efeitos de sentidos presentes nos textos e no contexto histórico-social. A fundamentação teórica do projeto está na compreensão de que a linguagem é uma prática social e que o sujeito e o sentido se constituem mutuamente. A Análise do Discurso é utilizada como uma perspectiva teórico-metodológica para ressignificar a leitura e escrita na escola. Além disso, o projeto também aborda a produção de imagens em textos, considerando a relação entre diferentes materialidades e a importância de interpretar e atribuir sentidos a essas múltiplas linguagens. O projeto busca desenvolver nos alunos a argumentação, promovendo a formação de cidadãos capazes de sustentar seus pontos de vista de forma ética e responsável. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é referenciada como um guia para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. O produto final do projeto ainda não está definido, pois será elaborado com a participação dos alunos, levando em consideração seus interesses e o tema pesquisado. O objetivo é que os alunos se reconheçam como autores e vejam a escola como uma instituição que permite e colabora com suas manifestações autorais na disciplina de Língua Portuguesa.
-
Mostrar Abstract
-
The general objective of this project is to work on reading and writing texts of different significant materialities, using the perspective of Discourse Analysis. The aim is to provide students with a new meaning for these practices through current topics of interest to students, promoting "multiliteracy" and the practice of multiple forms of reading and writing. The specific objectives of the project are: 1) to build, with the participation of the students, a reading file composed of different materials on topics relevant to the students; 2) provide conditions for students to become subject authors in reading and writing texts in different material forms, according to the themes chosen by students and the teacher; 3) offer students instruments that allow them to understand that the production of argumentation is supported by the historicity and ideological formation of the subject. This project is justified by the importance of language in the production of meanings and in the ability to generalize and abstract from the outside world. The project aims to address students' difficulties in relation to reading, text interpretation and writing, especially in the post-pandemic context, in which students are even more disinterested and dispersed. The project also seeks to question the functioning of the school and the relationship between teachers and students, using Discourse Analysis as an approach that makes it possible to explain the effects of meaning present in the texts and in the historical-social context. The theoretical foundation of the project is based on the understanding that language is a social practice and that the subject and meaning are mutually constituted. Discourse Analysis is used as a theoretical-methodological perspective to reframe reading and writing at school. In addition, the project also addresses the production of images in texts, considering the relationship between different materialities and the importance of interpreting and assigning meanings to these multiple languages. The project seeks to develop in students the ability to argue based on reliable facts and information, promoting the formation of citizens capable of defending their points of view in an ethical and responsible manner. The National Common Curricular Base (BNCC) is referenced as a guide for the development of students' abilities. The final product of the project has not yet been defined, as it will be elaborated with the participation of the students, taking into account their interests and the topic researched. The objective is for students to recognize themselves as authors and see the school as an institution that allows and collaborates with their authorial expressions in the Portuguese language discipline.
|
|
4
|
-
ANNE GRACIELA FRANÇA CAMPOS
-
O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PEÇA DE TEATRO: UMA PROPOSTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DOS NORDESTINOS NO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA – MT
-
Orientador : JOSE LEONILDO LIMA
-
Data: 05/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de um trabalho inscrito no curso de pós-graduação stricto sensu do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, que teve como proposta o ensino da Língua Portuguesa por meio do desenvolvimento da escrita do gênero textual peça de teatro. A partir dessa finalidade, propomos uma investigação das variações linguísticas que circulam no município de Nova Olímpia – MT, oriundas da migração nordestina na constituição da referida cidade. Assim, o trabalho interventivo desenvolveu-se em fases em que o aluno reconhecesse o processo de produção escrita e sua materialidade, com propostas de leitura de textos teatrais e de análises dos recursos linguísticos utilizados na composição do gênero. O projeto também possibilitou a realização de uma pesquisa de campo para coleta de narrativas de migrantes nordestinos, no intuito de contribuir com a escrita do gênero peça de teatro, além da coleta de palavras ou expressões que retratam a variação linguística presente na localidade. Por meio dessa ação, para o processo de produção de texto, recorremos aos recursos da transcrição, retextualização, refacção, revisão e reescrita. Concomitantemente, nesse percurso formativo buscamos a melhoria do ensino da Língua Portuguesa ao analisar as variações linguísticas presentes na comunidade, numa perspectiva de ressignificação dos nordestinos como constituintes da história da cidade onde moram. Assim, desde o princípio fundamentamos nosso trabalho para que os alunos se reconhecessem como sujeitos capazes de produzir a autoria e de ressignificar a linguagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, filiamo-nos à teoria da Sociolinguística Variacionista de Labov (1994), Alkmim (2001), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004) e Bagno (2015), além das contribuições da Linguística Textual defendidas por Marcuschi (2004), Dolz e Schneuwly (2004), Antunes (2003) e Koch (1997), dentre outros importantes teóricos. A materialidade deste trabalho ocorreu por meio da publicação de um livro digital com as peças de teatro elaboradas e a apresentação cênica de uma delas para a comunidade escolar, sendo produzida e dramatizada pelos alunos do 9º Ano B do Ensino Fundamental, da E. E. Prof.ª Francisca de Souza Alencar. Com base nisso, acreditamos que a escola conseguiu exercer sua função social ao possibilitar o desenvolvimento da habilidade de escrita e da reflexão da variação linguística como processo de identidade.
-
Mostrar Abstract
-
This project presented to the Professional Master's Program - Profletras proposes the teaching of the Portuguese language through the development of writing in the textual genre of a theater play. From this purpose, the project proposes an investigation of the linguistic variations that circulate in the municipality of Nova Olímpia - MT, arising from the northeastern migration in the constitution of that city. Thus, the interventional work will be developed in phases that recognize the written production process and its materiality, with proposals for reading theatrical texts and analyzing the linguistic resources used in the composition of the genre. Also noteworthy is the development of a field research, through the interview genre to collect narratives from northeastern migrants. It is from this action that we will propose the development of writing in the theater play genre, using resources such as transcription, retextualization, in addition to the review and rewriting process. Concomitantly, this training course will make it possible to analyze the linguistic variations present in the community, in a perspective of re-signification of Northeasterners as constituents of the history of the city where they live. In this sense, the intention is for students to recognize themselves as subjects capable of producing authorship and giving new meaning to their language. This work is affiliated with the theory of Variationist Sociolinguistics, by Labov (1994), Alkmim (2001), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004) and Bagno (2015), in addition to the contributions of Textual Linguistics defended by Schneuwly and Dolz ( 2004), Antunes (2003), Koch (1997) and Marcuschi (2004), among other important theorists. The project proposes as a final product the publication of a digital book with the elaborated theater plays and the scenic presentation of one of them for the school community, being produced and dramatized by the students of the 9th year of Elementary Education, of E. E. Prof.ª Francisca de Souza Alencar.
|
|
5
|
-
HELENA NEVES DE ALMEIDA
-
ACESSIBILIDADE: RESSIGNIFICANDO SENTIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR
-
Orientador : NILCE MARIA DA SILVA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Na docência, buscamos frequentemente metodologias, teorias e instrumentos que ampliem o nível de (multi)letramentos dos estudantes. Com objetivos diferentes, professor e aluno estão sempre em busca de sentidos a fim de aprimorarem o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-nos em nossas aulas sobre os processos de dicionarização no Brasil e nos textos sobre lexicografia, procuramos desenvolver algumas análises, neste trabalho, de alguns aspectos semântico-discursivos do verbete e do dicionário, tomando como ponto de partida a afirmação de Eni P. Orlandi (2002) de que “o dicionário (...) se apresenta como vestígio da nossa memória histórico-social.” Nosso objetivo básico foi analisar, em diferentes dicionários e contextos históricos, o verbete “acessibilidade” e sua relação de sentido com o espaço físico escolar e social em que esses alunos estão inseridos, visto que tem uma relação interessante para compreender que “o saber linguístico é um produto histórico, localizado em um tempo e em um espaço” (NUNES, 2002) e que, mais ainda, “o uso do dicionário se faz sobre o efeito de um pré-construído, como um ‘lembrete’ de uma realidade já estabelecida e certa” (ORLANDI, 2002). Este estudo tem como objetivo analisar aspectos semântico-discursivos do verbete “acessibilidade”, a partir das definições oferecidas por edições de alguns dicionários da Língua Portuguesa. Trata-se de uma reflexão sobre os sentidos que circulam no imaginário social sobre acessibilidade, tentando identificar se este é, pelo menos parcialmente, contemplado na unidade de ensino EMCEDMB - Escola Municipal Centro Educacional Dom Máximo Biennés. Foram desenvolvidas atividades de intervenção sistematizadas com a turma da Articulação, período matutino e vespertino desta unidade escolar. Como resultado, ao final da nossa ação do projeto de intervenção, observamos que é possível ressignificar o uso dos dicionários em sala de aula, tomando-os como objetos discursos e não somente como material de suporte didático. Para que essa ressignificação aconteça é necessário que os profissionais envolvidos com o fazer pedagógico, ao estudarem o dicionário com os alunos, busquem produzir novos gestos de interpretação, novas compreensões e leitura sobre o seu funcionamento, direcionando os alunos, enquanto sujeitos, para uma leitura mais questionadora desse instrumento linguístico.
-
Mostrar Abstract
-
In teaching, we often seek methodologies, theories, instruments that increase the level of (multi)literacies of students. With different objectives, teacher and student are always in search of meanings in order to improve the teaching-learning process. Based on our classes on dictionary processes in Brazil and on texts on lexicography, I will try to develop in this work some semantic-discursive aspects of the entry and the dictionary, taking as a starting point the statement by Eni P. Orlandi (2002) that that “the dictionary (...) presents itself as a vestige of our historical-social memory”. I will try to analyze, in different online dictionaries and historical contexts, the word “accessibility”, and its meaning relationship with the physical school space that these students are inserted, which apparently becomes interesting and capable of showing that “linguistic knowledge is a historical product, located in a time and space” (NUNES, 2002) and that, even more, “the use of the dictionary is made on the effect of a pre-constructed, as a 'reminder' of a reality already established and right” (ORLANDI, 2002). This study aims to analyze semantic-discursive aspects of the entry “accessibility”, based on the definitions offered by editions of some Online Dictionary of the Portuguese Language. This is a reflection on the meanings that circulate in the social imaginary about what access is, trying to identify whether these are, at least partially, contemplated in this teaching unit EMCEDMB- Escola Municipal Centro Educacional Dom Máximo Biennés. They will be developed through systematized intervention activities with the Articulação class, in the morning and afternoon of this school unit, emphasizing the relevance of studying the entry “accessibility”, in dictionaries and virtual encyclopedia, exploring its characteristics through experimentation with the structure of the entry, the synonymic and polysemic aspects of the terms in a dynamic and interactive way, encouraging the consultation of the dictionary and allowing an analogy with the school environment; contributing to the habit of reading, consulting entries, writing texts in a proficient and autonomous way
|
|
6
|
-
SIRLENE BATISTA DA COSTA SANTOS
-
O PROCESSO DE NOMEAÇÃO-DESIGNAÇÃO DAS RUAS DE SÃO JOSÉ DO POVO – MT SOB AS ESPECIFICIDADES DA ANÁLISE DE DISCURSO E DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : MARISTELA CURY SARIAN
-
Data: 15/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem por objetivo ressignificar a prática de produção da leitura e da escrita em sala de aula, aliado às especificidades da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi no entremeio com a Semântica do Acontecimento abordada por Eduardo Guimarães, a partir de atividades que deem condições de os alunos compreenderem os efeitos de sentidos produzidos com relação à nomeação-designação das ruas do espaço urbano de São José do Povo – MT. Esta proposta foi elaborada para ser trabalhada com o nono ano do Ensino Fundamental, a fim de que os alunos reflitam sobre aspectos que permeiam a história de constituição do município pelo viés da linguagem. Dessa forma, será elaborado como produto final deste trabalho um caderno de atividades que servirá de embasamento teórico-metodológico para outros professores de língua portuguesa mobilizarem a cidade enquanto um objeto simbólico.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to redefine the practice of reading and writing production in the classroom, combined with the specificities of Michel Pêcheux and Eni Orlandi's Discourse Analysis in the midst of the Semantics of the Event approached by Eduardo Guimarães, from activities that enable students to understand the effects of meanings produced in relation to the naming-designation of streets in the urban space of São José do Povo – MT. This proposal was designed to be worked with the ninth year of elementary school, so that students reflect on aspects that permeate the history of the constitution of the municipality through the language bias. In this way, as the final product of this work, an activity book will be prepared that will serve as a theoretical-methodological basis for other Portuguese language teachers to mobilize the city as a symbolic object.
|
|
7
|
-
SIRLEI MARTINS DE MOURA HANSEN
-
O ensino da pontuação sob a perspectiva da Análise de Discurso
-
Orientador : ANA LARISSA DA SILVA BRASIL
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho trata-se de um Projeto de Intervenção, elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), e desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2022. O Projeto filiado à Análise de Discurso (AD) de linha francesa, instituída por Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi e demais pesquisadores da área, no Brasil, objetivou ressignificar o processo de ensino do uso dos pontos final, de interrogação, de exclamação e das reticências, numa abordagem discursiva. Para tanto, foi necessário retomar os sentidos de língua, de texto, de leitura, de escrita, de interpretação, noções nucleares à compreensão de que “[...] os sujeitos e os sentidos sempre podem ser outros.” (ORLANDI, 2020, p.35). O trabalho foi conduzido de forma a deslocar noções naturalizadas nas práticas educativas, a exemplo da língua compreendida como transparente, e do sentido como unívoco e controlável. O estudante foi instigado a ser autor de seus dizeres (orais ou escritos), compreendendo que a leitura, a escrita e a pontuação são inseparáveis, pois embora seja a língua da ordem da incompletude e sujeita a falhas, o sujeito-autor tem a precisão de escrever textos organizados e com efeito de fecho. Trabalhar com a pontuação, na perspectiva da AD, significou oportunizar aos estudantes uma experiência diferente sobre o funcionamento desses sinais, nas práticas corriqueiras de leitura, de escrita e de reescrita de texto, que não o decorar de regras gramaticais. Isso significa dizer que não abolimos de nossas aulas o uso da gramática ou do livro didático, mas também não trabalhamos as noções gramaticais na perspectiva canônica, considerada como verdade universal. Procuramos colocar em evidencia que essas marcas sinalizadas, tomadas como “sinais discursivos” por Grantham ( 2009, p.16), não podem ser compreendidas apenas como segmentadoras ou limitadoras de uma frase ou período, mas como lugar de produção de sentido. As atividades foram trabalhadas por meio de rodas de conversa, debates, pesquisa, seminários, aula expositiva - práticas em que o texto foi basilar para uma aprendizagem significativa. Nesse fazer em sala de aula, os estudantes viram que o texto não é delimitado, que pode ser uma frase, uma palavra, um som, uma cor, uma imagem, o importante é que signifique. Durante as produções escritas, o foco não foi destacar o que estava “errado” ou rotular o texto do estudante como inaceitável, diante das dificuldades ainda encontradas, quanto à unidade, coesão e coerência, embora todas essas dimensões sejam necessárias para o escrever de forma adequada. Procuramos “ouvir” sentidos, incentivando e valorizando suas produções, oportunizando-lhes o deslocamento da função sujeito-enuciador para a de sujeito-autor. Como produto final, foram produzidos textos autobiográficos, a partir da relação de sentido com o sinal de pontuação que mais significava sua trajetória de vida. Podemos dizer que os estudantes tiveram a oportunidade de experienciar, por meio das práticas textuais, que a pontuação é necessária para a textualidade, mas que os sentidos não se encerram nela; que é preciso considerar as condições de produção e a história de leitura de cada um; que a língua requer ser manuseada para que o processo de leitura e escrita se constituam.
-
Mostrar Abstract
-
This work is an Intervention Project, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Literature (PROFLETRAS), and developed with students in the 9th year of Elementary School, in the academic year 2022. The Project affiliated with Discourse Analysis (AD) of French line, instituted by Michel Pêcheux, in France, and Eni Orlandi and other researchers in the area, in Brazil, aimed to give a new meaning to the process of teaching the use of full stops, question marks, exclamations and ellipsis, in a discursive approach. To do so, it was necessary to return to the meanings of language, text, reading, writing, interpretation, core notions to the understanding that “[...] subjects and meanings can always be other.” (ORLANDI, 2020, p.35). The work was conducted in order to displace notions naturalized in educational practices, such as language understood as transparent, and meaning as univocal and controllable. The student was encouraged to be the author of his speeches (oral or written), understanding that reading, writing and punctuation are inseparable, because although it is a language of the order of incompleteness and subject to failures, the subject-author has the precision to write organized texts with a closing effect. Working with punctuation, from the perspective of AD, meant giving students a different experience on how these signs work, in everyday practices of reading, writing and rewriting text, other than memorizing grammatical rules. This means that we do not abolish the use of grammar or textbooks from our classes, but we also do not work on grammatical notions from a canonical perspective, considered as universal truth. We seek to highlight that these marked marks, taken as “discursive signs” by Grantham (2009, p.16), cannot be understood only as segmenting or limiting a phrase or period, but as a place for the production of meaning. The activities were carried out through conversation circles, debates, research, seminars, expository classes - practices in which the text was fundamental for meaningful learning. In doing so in the classroom, students saw that the text is not delimited, that it can be a sentence, a word, a sound, a color, an image, the important thing is that it means something. During the written productions, the focus was not on highlighting what was “wrong” or labeling the student's text as unacceptable, given the difficulties still encountered, regarding unity, cohesion and coherence, although all these dimensions are necessary to write it in an efficient manner. adequate. We seek to “listen” to meanings, encouraging and valuing their productions, providing them with the opportunity to shift from the role of subject-utterer to that of subject-author. As a final product, autobiographical texts were produced, based on the relationship of meaning with the punctuation mark that most signified his life trajectory. We can say that students had the opportunity to experience, through textual practices, that punctuation is necessary for textuality, but that meanings are not limited to it; that it is necessary to consider the production conditions and reading history of each person; that the language requires to be handled so that the reading and writing process can be constituted.
|
|
8
|
-
ELENILSON ODAIR DE MORAIS
-
A poesia no cotidiano escolar: a formação de leitores críticos e sensíveis através da prática do haicai no Ensino Fundamental
-
Orientador : EVERTON ALMEIDA BARBOSA
-
Data: 05/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este projeto visou examinar de que forma o haicai pode ser utilizado para estimular o interesse pela literatura e como o estudo e a prática desta modalidade poética contribuem para a formação cultural dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Miguel Baracat, localizada no bairro Pirinéu, em Várzea Grande-MT. Tendo em vista que os alunos nesta fase escolar apresentam uma certa resistência perante os textos literários, sobretudo os mais longos, o haicai, nesse sentido, dada a sua brevidade, viria a contribuir para a compreensão da mensagem mais facilmente, e, assim, servir como uma porta de entrada para a literatura. Usamos como referencial, teóricos que tratam da leitura e da literatura, a exemplo de Freire (2001), Martins (1983) e Bordini e Aguiar (1988). Do mesmo modo, no que se refere ao haicai, embasaram a pesquisa autores como Goga (1988), Franchetti (1996) e Leminski (1983), dentre outros. A execução do trabalho evidenciou a importância de se adotarem práticas pedagógicas que estimulem o protagonismo dos estudantes, ao mesmo tempo em que lhes propiciem maior autonomia para agir e intervir na sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
This project aimed to examine how haiku can be used to stimulate interest in literature and how the study and practice of this poetic modality contributed to the reading and cultural formation of sixth-grade students at the Miguel Baracat State School, located in the Pirinéu neighborhood of Várzea Grande, MT. Bearing in mind that students at this stage of school have a certain resistance to literary texts, especially longer ones, the haiku, in this sense, given its brevity, would contribute to understanding the message more easily, and thus serve as a gateway to literature. We used, as theoretical reference, theorists who deal with reading and literature, such as Freire (2001), Martins (1983) and Bordini and Aguiar (1988). Similarly, with regard to haiku, the research is based on authors such as Goga (1988), Franchetti (1996) and Leminski (1983), among others. The work carried out highlighted the importance of adopting pedagogical practices that encourage students to play a leading role, while at the same time giving them greater autonomy to act and intervene in society.
|
|
9
|
-
GRACIELE ROSA DE JESUS
-
LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE LEITORES: EXPLORANDO OS ELEMENTOS DO COTIDIANO NA LITERATURA DE LÚCIA HIRATSUKA
-
Orientador : SHIRLENE ROHR DE SOUZA
-
Data: 13/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT), foi realizada na Escola Municipal Sanária Silvéria de Souza, com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Por meio da pesquisa, foram desenvolvidas, a partir da literatura, experiências de leitura e de escrita, promovendo o avanço dessas habilidades, visando, além da proficiência, a formação literária e a constituição de um ambiente de compartilhamento de experiências, favorável ao processo ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizou-se sete obras da escritora brasileira Lúcia Hiratsuka sendo elas: Corrida dos Caracóis (2010), Antes da chuva (2011), Ladrão de Ovos (2011), Terra costurada com água (2014), Histórias guardadas pelo rio (2018), A máquina de retrato (2020) e Amanhã (2022). Com as quais trabalhou-se a leitura e produção textual, abordando as experiências cotidianas por diferentes perspectivas, uma vez que, as obras caracterizam-se pela forte presença de elementos que fazem parte do imaginário social e individual da criança. Considerando as diferentes temáticas das obras, os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) estimular por meio dos livros o gosto pela leitura e o interesse pelo texto literário; 2) melhorar habilidades de escrita que visem a formação autoral do estudante; 3) propiciar experiências significativas capazes de despertar no aluno o prazer da leitura e a arte da escrita; 4) combinar diferentes manifestações artísticas para produção de textos multimodais. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação desenvolvida em oito etapas. Cada etapa se constituiu pela leitura de uma obra literária e para expandir os significados do texto foram desenvolvidas atividades com foco na pesquisa, oralidade e escrita. Como produto final, os alunos criaram um livro com todas as produções textuais realizadas no decorrer do projeto. A pesquisa justificou-se pelo fato de vislumbrar em uma sala de aula das séries iniciais a oportunidade ideal para o ensino significativo da leitura e escrita, habilidades que irão acompanhá-los durante toda a sua vida escolar, acadêmica e profissional. O aporte teórico do trabalho se sustenta nos seguintes autores: Mortimer Adler e Charles Van Doren (2010), Walter Benjamin (1994), Jorge Luis Borges (2011), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2011), Norman Friedman (2002), Northrop Frye (2017), Ana Maria Machado (2002), Octavio Paz (1982), Isabel Solé (2014) entre outros.
-
Mostrar Abstract
-
This Professional Master's research in Letters (ProfLetras-Cáceres-MT), was carried out at the Sanária Silvéria de Souza Municipal School, with a 5th grade class of Elementary School I. Through the research, reading and writing experiences were developed based on literature, promoting the advancement of these skills, aiming, in addition to proficiency, literary formation and the constitution of an environment for sharing experiences, favorable to the teaching-learning process. For this purpose, seven works by the Brazilian writer Lúcia Hiratsuka were used, namely: Corrida dos Caracóis (2010), Antes da chuva (2011), Ladrão de Ovos (2011), Terra costurada com água (Land sewn with water) (2014), Histórias guardadas pelo rio (Stories kept by the river) (2018), A máquina de retrato (The portrait machine) (2020) and Amanhã (Tomorrow) (2022). The texts were used to work on reading and writing, addressing everyday experiences from different perspectives, since the works are characterized by the strong presence of elements that are part of the social and individual imagination of children. Considering the different themes of the works, the specific objectives of the research were: 1) to stimulate, through books, a taste for reading and an interest in literary texts; 2) to improve writing skills aimed at developing the student's authorship; 3) to provide meaningful experiences capable of awakening in the student the pleasure of reading and the art of writing; 4) to combine different artistic expressions to produce multimodal texts. The research is characterized as an action research developed in eight stages. Each stage consisted of reading a literary work and, to expand the meanings of the text, activities focused on research, orality and writing were developed. As a final product, the students created a book with all the textual productions made during the project. The research was justified by the fact that it was possible to see an ideal opportunity for the meaningful teaching of reading and writing in a classroom for the initial grades, skills that will accompany them throughout their school, academic and professional lives. The theoretical framework of the work is supported by the following authors: Mortimer Adler and Charles Van Doren (2010), Walter Benjamin (1994), Jorge Luis Borges (2011), Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (2011), Norman Friedman (2002), Northrop Frye (2017), Ana Maria Machado (2002), Octavio Paz (1982), Isabel Solé (2014) among others.
|
|
10
|
-
ELIANE PEREIRA DA SILVA
-
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: INTERVENÇÕES EM PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA A PARTIR DOS CONTOS DE MARINA COLASANTI EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : SHIRLENE ROHR DE SOUZA
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa, que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT), trata de leitura e de escrita em seus processos de desenvolvimento, em duas fases: uma de revisão bibliográfica e outra interventiva, realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da escola Deputado Dormevil Faria, localizado na cidade de Pontes e Lacerda-MT. A investigação parte da premissa de que a literatura, além da experiência de fruição, constitui um ambiente dialógico que produz conhecimento e estimula os atos fundamentais da comunicação, ler e escrever e, sendo assim, todo o trabalho de investigação aqui posto pressupõe que a leitura literária é muito significativa para a formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos; além disso, a literatura é capaz de ampliar a habilidade de reflexão e de expressão individual ou coletiva. O principal objetivo do exame é aprofundar conceitos relacionados às habilidades de ler e de escrever, promovendo intervenções afirmativas em sala de aula por meio da literatura. A pesquisa é qualitativa, contando com leituras de obras, artigos científicos e análises; delineada pela pesquisa-ação, a investigação também coletou informações nas práticas de ensino, com intervenções temáticas e sequências didáticas; a etapa interventiva se desenvolveu a partir de cinco contos, gênero literário geralmente de curta extensão: “Um espinho de Marfim”, “A moça tecelã”, “Além do bastidor”, “Para que ninguém a quisesse” e “Entre a Espada e a Rosa”, todos de Marina Colasanti, presentes na obra intitulada Mais de 100 histórias maravilhosas (2015); em todas as narrativas selecionadas, as protagonistas são mulheres que precisam tomar alguma decisão e posteriormente enfrentar as consequências de suas escolhas. A Dissertação apresenta a seguinte estrutura: após as considerações inicias, que apresentam a estrutura da Dissertação, o texto segue contextualizando a cidade, a escola e a turma que participa das atividades de intervenção; na sequência, a pesquisa aprofunda uma discussão conceitual sobre leitura e escrita e as relações que esses processos mantêm com a literatura; em seguida, há uma descrição da intervenção, com indicações de etapas e resultados; por fim, as considerações finais trazem um olhar retrospectivo sobre o desenvolvimento da pesquisa, com algumas conclusões. Como aporte teórico tivemos como referências: Antonio Candido (2006), Tereza Colomer (2003), Marisa Lajolo (1993), Emilia Ferrero (2011), Maria Helena Martins (2006), Paulo Freire (2011), Rildo Cosson (2006) e Isabel Solé (2014). Os resultados críticos e teóricos da pesquisa justificam sua realização, que provocou reflexões teóricas e estabeleceu relações diretas não apenas com as práticas educativas, mas a vida social, na qual as pressões sobre as mulheres exigem da escola um posicionamento mais atento e crítico.
-
Mostrar Abstract
-
This research, developed within the scope of the Professional Master's Program in Literature (ProfLetras-Cáceres-MT), deals with reading and writing in their development processes, in two phases: a bibliographic review and an intervention phase, carried out with 7th grade elementary school students from the Deputado Dormevil Faria school, located in the city of Pontes e Lacerda-MT. The investigation is based on the premise that literature, in addition to the experience of enjoyment, constitutes a dialogical environment that produces knowledge and stimulates the fundamental acts of communication, reading and writing. Therefore, all the research work presented here assumes that literary reading is very significant for the formation of critical, creative and autonomous individuals; in addition, literature is capable of expanding the ability of reflection and individual or collective expression. The main objective of the examination is to deepen concepts related to reading and writing skills, promoting affirmative interventions in the classroom through literature. The research is qualitative, including readings of works, scientific articles and analyses; outlined by action research, the investigation also collected information on teaching practices, with thematic interventions and didactic sequences; the intervention stage was developed based on five short stories, a literary genre generally of short length: “Um espinho de Marfim”, “A moça tecelã”, “Além do bastidor”, “Para que ninguém a querer” and “Entre a Espada e a Rosa”, all by Marina Colasanti, present in the work entitled Mais de 100 histórias maravilhas (More than 100 wonderful stories) (2015); in all the selected narratives, the protagonists are women who need to make a decision and later face the consequences of their choices. The Dissertation presents the following structure: after the initial considerations, which present the structure of the Dissertation, the text continues contextualizing the city, the school and the class that participates in the intervention activities; next, the research deepens a conceptual discussion about reading and writing and the relationships that these processes have with literature; then, there is a description of the intervention, with indications of stages and results; Finally, the final considerations provide a retrospective look at the development of the research, with some conclusions. As theoretical references, we used: Antonio Candido (2006), Tereza Colomer (2003), Marisa Lajolo (1993), Emilia Ferrero (2011), Maria Helena Martins (2006), Paulo Freire (2011), Rildo Cosson (2006) and Isabel Solé (2014). The critical and theoretical results of the research justify its implementation, which provoked theoretical reflections and established direct relations not only with educational practices, but also with social life, in which pressures on women require schools to adopt a more attentive and critical stance.
|
|
11
|
-
ADLENE MOREIRA DOS SANTOS DINIZ
-
LEITURA E ESCRITA DE FANFICTION: UMA EXPERIÊNCIA COM O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
-
Data: 17/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como intuito apresentar uma abordagem pedagógica inovadora para a leitura e escrita do gênero Fanfiction, desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Rafael Rueda, situada na periferia de Cuiabá - MT. Este trabalho é parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, no Câmpus Universitário de Cáceres-MT. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver a habilidade de leitura EF89LP04, que envolve a identificação e avaliação de teses, opiniões, posicionamentos, argumentos e contra-argumentos em textos. Além disso, buscamos desenvolver a habilidade de escrita EF69LP07, que consiste na produção de textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação. Essas habilidades foram desenvolvidas com os estudantes do 9º ano, por meio do multiletramento, utilizando o gênero digital Fanfiction. Ademais, tivemos como objetivos específicos: promover mais leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa através de oficinas envolvendo diferentes gêneros e propósitos, permitindo ao aluno exercer sua autoria e autonomia; despertar o interesse pela leitura e destacar sua importância para o desenvolvimento da escrita, do senso de análise e da criticidade; integrar os multiletramentos nas aulas, utilizando o ambiente virtual como recurso pedagógico; e proporcionar aos estudantes o uso da tecnologia como práticas de letramento digital, possibilitando a produção do gênero digital fanfiction, estimulando a escrita criativa, a autoria e o protagonismo juvenil. O projeto foi pensado tendo em vista a atual situação do país, onde muitos jovens enfrentam dificuldades em leitura e escrita, e pelo baixo desempenho nas avaliações internas e externas das habilidades EF89LP04 e EF69LP07. Para atingir nossos objetivos, lançamos mãos dos estudos sobre os Gêneros discursivos, Gêneros digitais e a Fanfiction, com o auxílio dos Multiletramentos e dos Textos Multimodais. Cujo o aporte teórico está embasado nos estudiosos Barton (2015), Bakthin (2016), Campos (2017), Dudeney (2016), Fonseca (2006), Ferreira (2006), Gee (1994), Lee (2015), Marcuschi (2010), Marques e Kleiman (2019), Martins (2013), Pegrum (2016), Rojo (2019), Silva (2005), Soares (2020). Como produto final deste trabalho, foi produzido um material didático, com o passo-a-passo das atividades desenvolvidas em cada etapa do projeto de intervenção, cuja intenção é disponibilizar um material que possa ser utilizado por outros professores da área de Linguagens. Além disso, foi elaborado o E-book “FANFICTION: Uma miscelânea de narrativas produzidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental”, contendo os resultados obtidos deste projeto de intervenção pedagógica, com a seleção do primeiro capítulo das Fanfictions elaboradas pelos estudantes. A presente dissertação encontra-se dividida em três capítulos. O primeiro capítulo aborda o lócus da pesquisa, que é a Escola Estadual Prof.º Rafael Rueda, o público pesquisado que são os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, e como a temática é abordada nos documentos curriculares oficiais e da escola. O segundo capítulo apresenta a fundamentação teórica desta pesquisa-ação, os pesquisadores que abordam essas temáticas e como ela é tratada nos documentos curriculares nacionais. O terceiro e último capítulo traz o desenvolvimento das etapas da pesquisa e a discussão acerca dos resultados obtidos.
-
Mostrar Abstract
-
This research project has as general objective to develop reading and writing skills in a significant way, with the students of the 9th year of class B, through multiliteracy, using the digital fanfiction genre, providing creativity, reading habit and creative writing in the State School Teacher Rafael Rueda, located on the outskirts of Cuiabá-MT. The specific objectives of the project are: 1) Create spaces for reading and written production through reading and writing workshops, providing the student with conditions to develop their capacity for authorship/autonomy. 2) Awaken the taste for reading, as well as realize the importance of this for the development of writing, the sense of analysis and criticality. 3) Provide learning spaces through multiliteracies in the virtual environment, such as the school's Instagram and websites: www.fanfiction.com.br, www.pixton.com.br, www.wattpad.com, https://fanfiction.com.br/, Fanfic.net (with application), spiritfanfiction.com, https://fanficobsession.com.br/, https://www.canva.com/ 4) Provide students with the use of technology as digital literacy practices, enabling the production of the digital fanfiction genre, stimulating creative writing, authorship and youth protagonism. This project is justified by the current situation of our country, that a good part of the young people present difficulties in reading and writing, in this way, it is clear the need to study and work with reading and writing practices. The work will be developed in six stages. When proposing to develop this intervention project, it is necessary to use scholars in the field of Linguistics, as well as Textual Linguistics, to achieve our objectives. In this sense, we thought of developing a project that will consist of literacy practices using the digital fanfiction genre with the theoretical contribution of Textual Linguistics, as well as the studies of Literacy(s) more specifically Digital Literacies. To collaborate with the understanding of the conceptions of reading and writing, the perspective of the authors Cagliari, Geraldi, Possenti and Soares will be presented, of literacy and digital literacy in the perspective of the authors Barton, Dudeney, Fonseca, Ferreira, Gavin, Hockly, Kleiman, Lee, Marcuschi, Pegrum, Rojo, Silva, Soares, among others.The product of the project will be the realization of a cultural evening at the school, open to the school community in which the students will present the Fanfics developed, the reading diary built, as well as the experiences lived during the project.
|
|
12
|
-
MARIA APARECIDA LEAL CAMPOS
-
LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DE NARRATIVAS DE TERROR
-
Orientador : EVERTON ALMEIDA BARBOSA
-
Data: 19/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A leitura literária apresenta-se, entre tantos benefícios, como uma proposta de fundamental importância para a formação e o desenvolvimento do sujeito leitor. O trabalho com base na literatura rompe as barreiras da desmotivação, desinteresse acerca da leitura/escrita, e propõe possibilidades de aprendizado da leitura através da arte, imaginação, encantamento, diálogo e a inserção do aluno na socialização de suas experiências. Com base neste fundamento, esta dissertação visa apresentar um trabalho de intervenção pedagógica, vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UNEMAT, campus de Cáceres/MT, usando como recurso, para formação do leitor, narrativas de terror, por meio de contos orais e escritos, no intuito de propiciar o desenvolvimento/ampliação da autonomia e competência leitora dos alunos, a partir de seu interesse pelo tema do terror. Como atividades, foram feitos, pelos alunos atendidos, registros de narrativas de terror contadas por narradores da comunidade: pais, avós e vizinhos. Essas narrativas foram confrontadas com contos literários escritos, no intuito de trabalhar diferenças e semelhanças, chamando atenção para a construção das narrativas, para que o aluno desenvolva maior consciência do processo de leitura e de escrita. Além disso, foi importante refletir sobre o uso dessas práticas em família, com a disposição de valorizar a cultura e o conhecimento tradicionais, usando isso como ferramenta para estimular o interesse dos alunos pelo estudo e pela leitura. A proposta foi desenvolvida, consolidando o entrelaçamento entre oralidade, leitura e escrita como um espaço interativo, participativo e dialógico na família, na escola e na sociedade. Os resultados sinalizam que valorizar a opinião, a vivência e a bagagem cultural do aluno, são pontos de partida para motivá-los ao caminho da formação leitora. O contato promovido com familiares gerou engajamento e comprometimento unânime da turma, em todas as atividades propostas de produção de narrativas orais, de escrita e leitura. Durante este processo, vimos que no início de qualquer metodologia, o aluno necessita sentir-se sujeito e capaz. A partir de então, ele mesmo se desafia ao enfrentamento de suas dificuldades e limitações. Como referencial teórico, usamos Walter Benjamin (1994), Iolanda Reyes (2012), Aguiar e Bordini (1988), Gasparotto e Menegassi (2015), dentre outros.
-
Mostrar Abstract
-
Literary reading presents itself, among many benefits, as a proposal of fundamental importance for the formation and development of the reader. Work based on literature breaks the barriers of demotivation and lack of interest in reading/writing, and proposes possibilities for learning to read through art, imagination, enchantment, dialogue and the insertion of the student in the socialization of their experiences. Based on this foundation, this communication aims to present pedagogical intervention work, linked to the Professional Master's program in Literature (PROFLETRAS) at UNEMAT, Cáceres/MT campus, using horror narratives as a resource for reader training, for through oral and written stories, with the aim of promoting the development/expansion of students' autonomy and reading competence, based on their interest in the theme of horror. As activities, the students attended recorded horror stories told by narrators from the community: parents, grandparents and neighbors. These narratives were compared with written stories, in order to work on differences and similarities, drawing attention to the construction of narratives, so that the student develops greater awareness of the reading and writing process. Furthermore, it is important to reflect on the use of these practices within the family, with a willingness to value traditional culture and knowledge, using this as a tool to stimulate students' interest in studying and reading. The proposal was developed, consolidating the intertwining between orality, reading and writing as an interactive, participatory and dialogic space in the family, school and society. The results indicate that valuing the student's opinion, experience and cultural background are starting points to motivate them on the path to reading education. The contact promoted with family members generated unanimous engagement and commitment from the class, in all the proposed activities of producing oral narratives, writing and reading. During this process, we saw that at the beginning of any methodology, the student needs to feel capable and capable. From then on, it challenged itself to face its difficulties and limitations. As a theoretical reference, we used Walter Benjamin (1994), Iolanda Reyes (2012), Aguiar and Bordini (1988), Gasparotto and Menegassi (2015), among others.
|
|
13
|
-
KATIA DE OLIVEIRA PINTO
-
A COR DA PELE E O ENSINO DE LITERATURA
-
Orientador : EVERTON ALMEIDA BARBOSA
-
Data: 20/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Pautada na Lei 10.639/03 esta pesquisa interventiva teve como objetivo promover a formação literária de alunos de 8º ano, tendo como suporte o texto A cor da ternura (1998), da escritora Geni Guimarães, a partir do tema do preconceito racial e do combate contra ele. O preconceito é um empecilho que impacta de forma destrutiva a vida do ser humano, principalmente no espaço escolar, pois além de interferir negativamente no interesse do aluno pelos estudos, e consequentemente em seu desenvolvimento, pode gerar dificuldades pessoais no indivíduo para toda a vida. Nessa perspectiva, o desejo de produzir um trabalho tendo como tema o racismo surgiu da observação dos recorrentes casos de pseudobrincadeiras de cunho depreciativo acerca da cor da pele do afrodescendente no âmbito educacional. A linha de pesquisa escolhida foi a dos estudos literários, pois o texto literário tem a capacidade de despertar no leitor o prazer, o gosto, a criticidade, a humanização, a alteridade e emoção, aspectos que contribuem para a formação do aluno enquanto cidadão. Esse campo fértil também permite ao ser humano tomar conhecimento das mazelas presentes na sociedade. Para desenvolver a sequência didática da intervenção foi realizada uma leitura crítica da obra A cor da ternura (1998), da escritora Geni Guimarães em seguida, propôs-se o trabalho com narrativas orais, a produção de um cordel com o reconto do livro e a produção de desenhos. As atividades possibilitaram o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita pelos alunos, ao mesmo tempo que suscitaram neles a percepção acerca da importância do respeito pela dignidade da pessoa humana, independente da cor de pele destacando a importância de cada uma das habilidades da linguagem nos diversos espaços sociais. A aplicação do projeto ocorreu com os alunos do 8º Ano – do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cívico Militar Senador Mário Motta, localizada na cidade de Cáceres – MT. Para alcançar o propósito interventivo, busquei respaldo em teorias de autores como Antonio Candido de Mello e Souza (2011), Cidinha da Silva (2003), Delia Lerner (2002), Kabengele Munanga (2005), Marcia Abreu (1999), Nilma Lino Gomes (2017), Isabel Solé (2014), Rildo Cosson (2021), Vincent Jouve (2002), Walter Benjamin (1994) entre outros estudiosos, cujas linhas de pensamento foram ao encontro do desenvolvimento dessa pesquisa. Percebemos, ao final, o desenvolvimento dos alunos em relação aos três eixos do trabalho: oralidade, leitura e escrita; o que nos indica que o trabalho com a leitura literária pode, para além de desenvolver as habilidades de linguagem, mobilizar e orientar o estudante a ter uma postura diferente diante de conflitos de natureza racista.
-
Mostrar Abstract
-
Guided by Law 10,639/03, this interventional research aimed to promote the literary training of 8th grade students, using as support the text A cor da ternura, by writer Geni Guimarães, based on the theme of racial prejudice and the fight against it. Prejudice is an obstacle that has a destructive impact on human life, especially in the school environment, as in addition to negatively interfering with the student's interest in studies, and consequently in their development, it can generate personal difficulties for the individual for life. From this perspective, the desire to produce work with racism as its theme arose from the observation of recurring cases of pseudo-jokes of a derogatory nature regarding the skin color of people of African descent in the educational context. The line of research chosen was literary studies, as literary texts have the ability to awaken in the reader pleasure, taste, criticality, humanization, otherness and emotion, aspects that contribute to the formation of the student as a citizen. This fertile field also allows human beings to become aware of the ills present in society. To develop the didactic sequence of the intervention, a critical reading of the work A cor da ternura (1998), by writer Geni Guimarães was carried out. Then, work with oral narratives was proposed, the production of a cordel with the retelling of the book and the production of drawings. The activities enabled the development of students' reading language skills, at the same time they raised in them the perception of the importance of respect for the dignity of the human person, regardless of skin color, highlighting the importance of each of the language skills in different social space. The project was implemented with 8th year students – from Elementary School at the Escola Estadual Cívico Militar Senador Mário Motta, located in the city of Cáceres – MT. To achieve the intervention purpose, I sought support in theories from authors such as Antonio Candido de Mello e Souza (2011), Cidinha da Silva (2003), Delia Lerner (2002), Kabengele Munanga (2005), Marcia Abreu (1999), Nilma Lino Gomes (2017), Isabel Solé (2014), Rildo Cosson ( 2021), Vincent Jouve (2002), Walter Benjamin (1994) among other scholars, whose lines of thought were in line with the development of this research. It is important to mention that not all social ills can be resolved, but in some situations, as we consider to be the case in this research, school intervention work can, based on the development of literary reading, mobilize and guide the student to have a different stance towards conflicts of a racist nature.
|
|
14
|
-
SANDRA LÚCIA MARTINES RINO GIMENEZ
-
GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: LEITURA DE NARRATIVAS DE AVENTURA NA OBRA“ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”
-
Orientador : EVERTON ALMEIDA BARBOSA
-
Data: 27/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho de pesquisa visou elaborar um recurso pedagógico, usando a estratégia da gamificação, com vistas à formação do leitor literário. O trabalho é vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UNEMAT, campus de Cáceres/MT. O recurso pedagógico foi um jogo de tabuleiro (analógico), utilizado para a realização da leitura do livro Alice no País das Maravilhas. Para criar o jogo e o trabalho com a leitura do texto literário, enfatizamos os elementos enredo, personagem e espaço de narrativas de aventura, definindo a predição como estratégia de leitura a ser trabalhada especificamente. Buscamos, com isso, entender como os elementos composicionais e uma estratégia de leitura podem colaborar para o desenvolvimento da leitura literária, por meio da gamificação. Os pressupostos teóricos para o embasamento da proposta estão pautados nas teorias de Jouve (2002) para quem a leitura literária assemelha-se a um jogo, Iser (1999) o qual entende que o autor e o leitor participam de um jogo de fantasia e que, sendo a leitura um jogo, produz prazer, Barthes (2004), o qual defende que o leitor é atribuidor de significados e personagem dos textos lidos, Rouxel (2013), que visa a leitura participativa do leitor com sua subjetividade, Freire (1989), que enfatiza que a leitura de mundo precede a leitura das palavras, Mortatti (1995), que ressalta que o gosto pela leitura vem pela descoberta de ler, dentre outros teóricos. Para os conceitos relacionados à gamificação, buscamos embasamento nas noções de Alves (2015) e Fardo (2013a), Santaella (2018), bem como outros teóricos. A metodologia teve foco na pesquisa bibliográfica, por ser um trabalho de cunho propositivo. O trabalho tem como princípio a ideia de que a leitura literária possui aspectos característicos de um jogo e, portanto, considera o uso da gamificação como forma de preparação para a própria leitura literária, despertando o interesse do aluno e já lhe dando recursos para abordagem do texto. A intenção é de que os aspectos escolhidos (enredo, espaço, personagem e predição) como conteúdo do jogo, além da própria forma de jogar, melhorem a consciência do aluno em relação à construção do texto narrativo e sua interpretação, bem como despertem um novo olhar para a leitura do texto literário e motive-o a novas buscas e novos textos, voluntariamente.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabajo de investigación tiene como objetivo desarrollar un recurso pedagógico utilizando la estrategia de la gamificación, con el fin de fomentar la formación del lector literario. El trabajo está vinculado al programa de Maestría Profesional en Letras (PROFLETRAS) de la UNEMAT, campus de Cáceres/MT. Se pretende crear un juego de mesa (analógico) para la lectura del libro Alicia en el País de las Maravillas. Para la creación del juego y el trabajo con la lectura del texto literario, se destacan los elementos de trama, personaje y espacio en las narrativas de aventura, definiendo la predicción como una estrategia de lectura a desarrollar. Con ello, se busca comprender cómo los elementos compositivos y la predicción pueden colaborar en el desarrollo de la lectura literaria mediante la gamificación. Los presupuestos teóricos que fundamentan la propuesta están basados en las teorías de Jouve (2002), quien sostiene que la lectura literaria se asemeja a un juego; Iser (1999), quien entiende que el autor y el lector participan en un juego de fantasía, y al ser la lectura un juego, produce placer; Barthes (2004), quien defiende que el lector es el atribuidor de significados y personaje de los textos leídos; Rouxel (2013), que promueve una lectura participativa del lector con su subjetividad; Freire (1989), que enfatiza que la lectura del mundo precede a la lectura de las palabras; Mortatti (1995), que destaca que el gusto por la lectura surge de la descubrimiento de leer, entre otros teóricos. Para los conceptos relacionados con la gamificación, se ha recurrido a las nociones de Alves (2015) y Fardo (2013a), Santaella (2018), así como a otros teóricos. La metodología se centró en la investigación bibliográfica, dado que es un trabajo de carácter propositivo. El trabajo parte del principio de que la lectura literaria posee aspectos característicos de un juego y, por lo tanto, considera el uso de la gamificación como una forma de preparación para la propia lectura literaria, despertando el interés del alumno y proporcionándole recursos para la abordaje del texto. La intención es que los aspectos seleccionados (trama, espacio, personaje y predicción) como contenido del juego, así como la propia forma de jugar, mejoren la conciencia del alumno en relación con la construcción del texto narrativo y su interpretación, así como despierten una nueva perspectiva para la lectura del texto literario y motiven al alumno a nuevas búsquedas y textos, de manera voluntaria.
|
|