Educação do campo e práticas pedagógicas na dimensão do saber ambiental do território da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto – Sala Anexa Sadia – Distrito de Nova Cáceres, MT.
Palavras-Chave: Educação do Campo. Práticas Pedagógicas. Saber Ambiental. Território.
Essa dissertação se insere na linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com o tema: Educação do Campo e Práticas Pedagógicas na dimensão do Saber Ambiental do Território da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto – Sala Anexa Sadia – Distrito de Nova Cáceres, MT. A Educação do Campo e para o campo é como garantia de um direito conquistado pela luta dos movimentos sociais do campo que sempre lutaram por melhores condições de trabalho e educação em seu território, atendendo as suas especificidades por meio das práticas pedagógicas interdisciplinares que traduzem sua realidade. E o saber ambiental é um saber associado ao cuidado e não à dominação, onde a construção do conhecimento científico tem o poder de romper com as barreiras da ignorância humana ao formar para a liberdade, para uma relação mais harmônica e menos predatória. Essa pesquisa teve por objetivo: Compreender se as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação do Campo possibilitam o desenvolvimento do saber ambiental do território da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto – Sala Anexa Sadia. A metodologia utilizada foi embasada na perspectiva histórico-dialética, fundados nos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e de campo. Participaram da pesquisa os professores e os estudantes do Ensino. Os dados produzidos foram interpretados com base na análise de conteúdo. A partir dos trabalhos, constatamos que mesmo de forma precária as práticas pedagógicas possibilitam a produção do Saber Ambiental no território.