Dissertações/Teses

2019
Dissertações
1
  • CÁLITA FERNANDA DE PAULA MARTINS
  • O BRINCAR NA PEDAGOGIA WALDORF: ELEMENTOS MIDIÁTICOS NO
    IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS

  • Orientador : ROSELY APARECIDA ROMANELLI
  • Data: 07/03/2019

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  • Ao refletir sobre a importância da brincadeira e do brinquedo na vida das crianças, somos
    remetidos a pensar como as diferentes formas de brincar têm se constituído a partir das
    transformações da sociedade contemporânea. Sendo assim, o presente estudo tem como
    principal objetivo compreender as manifestações do brincar e o imaginário das crianças de uma
    escola Waldorf. Indagamos se a televisão, a internet e os jogos eletrônicos, como os meios mais
    difundidos na sociedade, atingem esse imaginário. Para alcançarmos os objetivos propostos
    recorremos à fenomenologia hermenêutica como método deste estudo. Assim, a pesquisa foi
    realizada com base na abordagem qualitativa, quanto aos objetivos foi feita uma pesquisa
    descritiva e interpretativa, quanto aos procedimentos um levantamento bibliográfico e uma
    pesquisa de campo. Quanto ao locus deste estudo, a pesquisa foi realizada na educação infantil
    da Escola Livre Porto Cuiabá, em um período de quinze dias de observação, além de três dias
    de inserção no ambiente escolar. A instituição escolhida como campo de pesquisa é da rede
    privada no município de Cuiabá - MT. Um dos critérios de escolha da escola é que a pedagogia,
    steineriana, adotada pela instituição desestimula à aproximação das crianças às novas
    tecnologias. Este estudo segue com o trabalho escrito e um documentário de curta-metragem,
    por ser um recurso audiovisual que se caracteriza pela representação de uma determinada
    realidade. No caso estudado, relata as vivências da Abelhinha, da Fada Borboleta, da Princesa
    Unicórnio, do Authentic Games, do Cavaleiro e do Meteoro - codinome das crianças
    observadas. De maneira que foi possível atingir os objetivos propostos, pois diante às descrições
    e interpretações compreendemos que as crianças ressignificam em suas brincadeiras, por meio
    do imaginário, os elementos midiáticos exibidos pela televisão, internet e jogos eletrônicos. E
    o processo de ressignificação se estende ao ambiente escolar e familiar, atribuindo diferentes
    sentidos e significados aos brinquedos e espaços em que brincam.


  • Mostrar Abstract
  • Reflecting on the importance of play and toys in children's lives, we are led to think about how different forms of play have been constituted from the transformations of contemporary society. Thus, this study aims to understand the manifestations of play and the imagination of children in a Waldorf school. We asked whether television, the internet and electronic games as the most widespread in society, they reach this imagination. To achieve the proposed objectives we resort to hermeneutic phenomenology as a method of this study. Thus, the research was conducted based on the qualitative approach.descriptive and interpretative, regarding the procedures a bibliographic survey and a field research. As for the locus of this study, the research was conducted in early childhood education.Porto Cuiabá Free School, during a period of fifteen days of observation, in addition to three days of insertion in the school environment. The institution chosen as a research field is the private network in the city of Cuiabá - MT. One of the criteria for choosing the school is that the Steiner pedagogy adopted by the institution discourages the approach of children to new technologies. This study follows with the written work and a short documentary documentary,because it is an audiovisual resource characterized by the representation of a certain reality. In the case studied, he reports the experiences of Bee, Butterfly Fairy, Princess Unicorn, Authentic Games, Knight and Meteor - codenamed children observed. Thus, it was possible to achieve the proposed objectives, because in view of the descriptions and interpretations we understand that children re-signify in their play, through the imagination, the media elements displayed by television, internet and electronic games. And the resignification process extends to the school and family environment, giving different meanings and meanings to the toys and spaces in which they play.

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