Banca de QUALIFICAÇÃO: Zeneide Santos Modesto

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Zeneide Santos Modesto
DATA : 18/03/2024
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/mdx-ytny-xim
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A PRESENÇA DE ESTUDANTES INDÍGENAS CINTA LARGA EM UMA ESCOLA URBANA DE JUÍNA-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Cinta Larga; Educação Escolar Indígena; Professor; Escola Urbana; Currículo.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A presente pesquisa trata-se de uma investigação sobre a “Percepção de professores sobre a presença de estudantes indígenas Cinta Larga em uma escola Urbana de Juína-MT. ” Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no curso de Mestrado, na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. O objetivo deste estudo é dialogar com os professores para entender como eles pensam e realizam a recepção e permanência de alunos da etnia Cinta-larga na escola onde atuam. A metodologia utilizada nesta pesquisa está pautada na abordagem qualitativa, em que a coleta, análise e sistematização de dados tem como referência os estudos etnográficos. Como estratégia para coleta dos dados foi realizada uma conversa prévia com os professores, na qual todos foram informados sobre o tema e objetivo da pesquisa. Logo após, cada professor recebeu um roteiro de questões que poderiam ser respondidas por escrito ou oralmente. Participaram desta pesquisa professores que trabalham como regentes na turma do 8º ano da escola E.E Militar Tiradentes de Juína MT. Os resultados obtidos, conforme as respostas dadas pelos professores, demonstram que nem a escola e nem os professores foram preparados para receberem os alunos indígenas. Deste modo, além dos depoimentos explícitos sobre a falta de formação, foi possível observar ainda, que as falas dos professores denotam indícios de desigualdade, preconceitos, discriminações e falta de planejamento para atender as necessidades de acesso e permanência dos estudantes indígenas. Os professores mencionam ainda, que as limitações formativas para incluir os alunos indígenas se estendem aos demais espaços escolares. Com base nestas afirmativas é possível concluir que se faz urgente e necessária uma reorganização da escola como um todo, no sentido de trazer elementos de uma perspectiva intercultural inclusiva, com estratégias de apoio para que a presença destes alunos seja ressignificada por toda a comunidade escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO BATISTA CASTORINO - UFT
Interno - 38925002 - ALCEU ZOIA
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE SOUZA DE ALMEIDA - UFSC
Interno - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 21:58
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