Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS ARANTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ CARLOS ARANTES
DATA : 05/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEdu, Unemat, Campus Cáceres
TÍTULO:

Participação de estudantes em cadeiras de rodas nas aulas de Educação Física Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoa com deficiência; Educação Física; Inclusão; Escola.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

O estudante com deficiência ainda encontra inúmeras barreiras ao desenvolvimento social, pessoal e educacional no ambiente escolar. Apesar dos avanços, ainda têm sido observados expressivos desafios às políticas de inclusão, principalmente quando se trata do aprendizado e participação nas aulas de Educação Física. A partir dessa problemática, realizou-se a pesquisa: “Participação de estudantes em cadeiras de rodas nas aulas de Educação Física Escolar em um município de Mato Grosso”, vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação (PPGEdu), na linha de pesquisa ‘Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas’. A pergunta que deu origem ao estudo: Como ocorre a participação dos estudantes em cadeiras de rodas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino regular? O objetivo geral foi  identificar os desafios e implicações da participação dos estudantes em cadeira de rodas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino regular em um município de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo de caráter descritivo e exploratório, por meio do método de inserção ecológica com a finalidade de relatar as experiências e vivências dos estudantes no ambiente escolar. Os instrumentos para pesquisa de campo foram feitos por meio da observação participante, registros audiovisuais e escritos, diário de campo, além da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para estudantes usuários de cadeiras de rodas, gestores e professores de Educação Física das escolas pesquisadas. Para análise de dados, as narrativas foram organizadas em cinco categorias, pautadas nas orientações metodológicas e marco teórico que compuseram: “O estudante em cadeira de rodas e sua participação nas aulas de Educação Física nas Escolas I, II e III.”; “Município de porte médio, poucos estudantes em cadeira de rodas”; “Saber é o suficiente para incluir?”; “Dificuldades e desafios da inclusão escolar no contexto da pesquisa”; “A sintonia entre família e escola possibilitando o processo de aprendizagem”. Os sujeitos do estudo são: estudantes (n=4), gênero masculino (n=2) e feminino (n=2), entre 13 a 17 anos, do ensino fundamental e médio, sendo 100% dos estudantes em cadeira de rodas do município; professores (n=3), gênero masculino (n=2) e feminino (n=1); gestores (n=3), gênero masculino (n=2) e feminino (n=1). Na escola (microssistema principal) observou-se que a participação dos estudantes nas aulas de Educação Física ficou comprometida, implicando no processo inclusivo. A inclusão e participação efetiva nas aulas, a autoconfiança em realizar as atividades quando são propostas, acessibilidade no percurso até a quadra, conhecimento dos professores em relação às atividades e a falta de atividades adaptadas, são alguns dos principais desafios percebidos pelos estudantes em cadeira de rodas na escola. Quanto aos professores, as dificuldades observadas estão relacionadas a falta de materiais adequados e/ou adaptados, conhecimento sobre a deficiência dos estudantes em suas aulas, dificuldades em adaptar as atividades, tempo para pesquisa e elaboração de atividades adaptadas, acessibilidade e condições organizacionais, segurança em realizar as atividades com os estudantes quando estão fora da cadeira de rodas. Para os gestores, as dificuldades elencadas se referem à falta de preparo dos professores diante das múltiplas deficiências existentes na unidade escolar, pois não tem uma formação específica para cada uma delas, a acessibilidade em alguns locais da escola, a ausência de atividades adaptadas, sala de aula com número elevado de estudantes e a necessidade de cuidador educacional no início do ano letivo. Nesse contexto, implica avaliar as consequências da não participação das aulas de Educação Física e garantir experiências e condições de aprendizagem de modo igualitário aos estudantes em cadeira de rodas. A inclusão é um direito e, portanto, responsabilidade de todos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Interno - 253476001 - RILLER SILVA REVERDITO
Interno - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Externo à Instituição - MARINA BRASILIANO SALERNO - UFMS
Externo à Instituição - PAULO FERREIRA DE ARAÚJO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 21:36
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1