CARTOGRAFIA DE MOVIMENTOS DE ESTUDANTES RIBEIRINHOS/ASPANTANEIROS/AS DA ILHA DO PIRAIM: TRANSPORTE E ESCOLA
Estudantes ribeirinhos/as. Estudantes Pantaneiros/as. Cartografia. Pantanal. Transporte escolar.
A presente dissertação tem como tema “Cartografia de Movimentos dos Corpos de Estudantes Ribeirinhos/aspantaneiros/as da Ilha do Rio Piraim: Transporte e Escola”, e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT, na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Objetivamos cartografar os movimentos dos Corpos de Estudantes Ribeirinhos/aspantaneiros/as no percurso até a escola, de barco e ônibus, identificando feixes que se repetem e que traduzem um modo de vida singular, pantaneiro, bem como feixes que lhes garantem identidades cambiantes, hibridas, mutantes, típicas do tempo presente. Problematizamos: como esses estudantes se inserem e se constituem no contexto educacional, diante dos desafios e particularidades de sua realidade? Existe um feixe de identidade pantaneira os/as habitando? Quais linhas de subjetividade são possíveis de serem identificadas antes de entrarem na maquinaria escolar? A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com 14 estudantes da Ilha do Piraim, município de Barão de Melgaço - MT, na faixa etária de 3 a 14 anos, que utilizam dos meios de transporte fluviais e terrestres para chegarem às escolas. Esta dissertação foi estruturada em cinco seções: Apresentação do tema, destaque metodológico, contexto histórico-cultural das localidades onde os corpos de estudantes ribeirinhos/aspantaneiros/as se encontram, análise de conceitos centrais e cartografia de devires no transporte escolar. Registros foram realizados através da observação direta, conversa gravada, fotografia e registro em caderno de campo. Os intercessores teóricos que movimentam a dissertação são: Barros (1996, 2000, 2010, 2015,2020), Candau (2005, 2016), Deleuze e Guattari (1995, 2007, 2011, 2019), Hall (2003, 2006, 2009), Larrosa (2000, 2002, 2003, 2018, 2022,), Maldonado (2009,2017, 2023), Silva (2004, 2009), entre outros/as. Identificamos que os/as estudantes ribeirinhos/aspantaneiros/as da Ilha do Piraim possuem identidades fortemente ligadas ao Pantanal, ao mesmo tempo que apresentam características hibridas, cambiantes e mutantes, se revelando como um rizoma em constante expansão, onde as vivências singulares entrelaçam-se como linhas de fuga.