A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DA UNEMAT/CÁCERES-MT ARTICULADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM ESTUDO DE CASO
Formação Matemática do Pedagogo. Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pedagogia Universitária.
Este trabalho de dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus universitário de Cáceres/MT, cujo objeto de pesquisa é a Formação Inicial do(a) Professor(a) que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na UNEMAT/Cáceres. A pesquisa tem como questão problema: Como o currículo da formação inicial dos(as) pedagogos(as) os(as) prepara para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva de estudantes e professores(as) Formadores(as) do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, ofertado na UNEMAT/Cáceres? Tem-se como objetivo geral compreender a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos da formação Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental no currículo da formação inicial dos(as) pedagogos(as), na perspectiva dos estudantes e professores(as) Formadores(as) da Pedagogia da UNEMAT/Cáceres. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como Estudo de Caso com estratégias da Pesquisa-formação. Nesse sentido, como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Também utilizou-se os procedimentos da pesquisa de campo, por meio de rodas de conversa e questionário. O lócus da pesquisa é o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, no município de Cáceres-MT. Os sujeitos participantes da pesquisa são organizados em dois grupos, sendo eles: os dos(as) professores(as) formadores(as) do curso de Pedagogia que estão envolvidos com a formação Matemática e responsáveis pelas disciplinas de Conteúdos e Metodologias da Matemática para o Início da Escolarização I e II e Estágios Curriculares Supervisionados e os(as) estudantes das últimas esferas de formação (7ª e 8ª) do mesmo curso. Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se um questionário que subsidiou a constituição do perfil dos participantes e rodas de conversas com ambos os grupos de participantes, aos quais possibilitaram a produção de conhecimentos sobre o processo de formação Matemática inicial do(a) Pedagogo(a). Os dados foram organizados em eixos/categorias, com base no referencial teórico adotado e na aplicação da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Espera-se que que a pesquisa contribua para a formação inicial dos(as) professores(as) que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e de forma a movimentar o currículo no interior dessa licenciatura pelos estudantes e docentes participantes na pesquisa.