Banca de DEFESA: MILENA LUIZA LUCAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA LUIZA LUCAS
DATA : 27/03/2024
HORA: 08:00
LOCAL: PPGEDU/UNEMAT/Cáceres
TÍTULO:

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DA UNEMAT/CÁCERES-MT ARTICULADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Matemática do Pedagogo. Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pedagogia Universitária.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Este trabalho de dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus universitário de Cáceres/MT, cujo objeto de pesquisa é a Formação Inicial do(a) Professor(a) que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na UNEMAT/Cáceres. A pesquisa tem como questão problema: Como o currículo da formação inicial dos(as) pedagogos(as) os(as) prepara para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva de estudantes e professores(as) Formadores(as) do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, ofertado na UNEMAT/Cáceres? Tem-se como objetivo geral compreender a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos da formação Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental no currículo da formação inicial dos(as) pedagogos(as), na perspectiva dos estudantes e professores(as) Formadores(as) da Pedagogia da UNEMAT/Cáceres. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como Estudo de Caso com estratégias da Pesquisa-formação. Nesse sentido, como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Também utilizou-se os procedimentos da pesquisa de campo, por meio de rodas de conversa e questionário. O lócus da pesquisa é o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, no município de Cáceres-MT. Os sujeitos participantes da pesquisa são organizados em dois grupos, sendo eles: os dos(as) professores(as) formadores(as) do curso de Pedagogia que estão envolvidos com a formação Matemática e responsáveis pelas disciplinas de Conteúdos e Metodologias da Matemática para o Início da Escolarização I e II e Estágios Curriculares Supervisionados e os(as) estudantes das últimas esferas de formação (7ª e 8ª) do mesmo curso. Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se um questionário que subsidiou a constituição do perfil dos participantes e rodas de conversas com ambos os grupos de participantes, aos quais possibilitaram a produção de conhecimentos sobre o processo de formação Matemática inicial do(a) Pedagogo(a). Os dados foram organizados em eixos/categorias, com base no referencial teórico adotado e na aplicação da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Espera-se que que a pesquisa contribua para a formação inicial dos(as) professores(as) que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e de forma a movimentar o currículo no interior dessa licenciatura pelos estudantes e docentes participantes na pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo ao Programa - 33907002 - MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA
Externo ao Programa - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - ETTIENE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Externo à Instituição - SUELI FANIZZI - UFMT
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 17:47
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1