Banca de DEFESA: JUCILEIDE ALVES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCILEIDE ALVES RIBEIRO
DATA : 22/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Mestrado de Educação
TÍTULO:

 

Pedagogia do trabalho associado e a educação do campo na comunidade quilombola de São Benedito Poconé-MT 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Práticas Pedagógicas. Produção Associada. Currículo


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A presente dissertação, intitulada Pedagogia do Trabalho Associado e a Educação do Campo na Comunidade Quilombola de São Benedito Poconé-MT, inscrita na linha de pesquisa Educação e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UNEMAT), tem como objetivo geral compreender como na Educação do Campo, os saberes do trabalho Associado produzidos na experiência da farinheira São Benedito se interligam no currículo na condução do ensino nas turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Maria de Almeida. A metodologia da pesquisa se centra nos referenciais epistemológicos na perspectiva histórico-dialético (HD), fundamentados na pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, documental, de campo, especificamente com a pesquisa-ação. Os instrumentos de pesquisa foram rodas de conversa, questionários, entrevistas e observação participante. Quanto à caracterização da comunidade responderam ao questionário 24 estudantes, 12 membros da associação e 02 educadoras que lecionam nas turmas pesquisadas. A roda de conversa foi organizada com a participação dos membros da associação. Participaram das entrevistas 5 educadoras, 12 membros da associação,12 estudantes do 8º e 9º ano. Na aula dialogada participaram 24 estudantes. Os dados produzidos foram interpretados com base na análise de conteúdo. Constatamos que a comunidade escolar representada por pais, estudantes e membros da associação não participa da construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) sendo o mesmo construído pelos profissionais da educação, sob orientação da secretaria municipal de educação. As interlocuções promoveram entendimentos da necessidade do envolvimento da comunidade nas discussões e construção pedagógica da escola. Em relação ao trabalho evidenciamos que os/as camponeses/as trabalham de forma coletiva, organizados a partir da concepção do trabalho associado, que representa uma alternativa para a promoção de bem viver, da cooperação e da solidariedade. Evidenciamos a necessidade de reflexões em relação ao currículo e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola do campo como forma de articular os sabres da experiência do trabalho associado ao currículo escolar. Entendemos que a estruturação das atividades educacionais com base nos princípios da Educação do Campo tem sido uma abordagem que educadores/as da instituição têm considerado, mas ainda não foi amplamente incorporada nas práticas pedagógicas de maneira significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo à Instituição - GISLAYNE CRISTINA FIGUEIREDO - UFMT
Externo à Instituição - JANAINA SANTANA DA COSTA PRADO - UFT
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 15:58
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