Banca de DEFESA: JENILSON DE AGUIAR BIANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENILSON DE AGUIAR BIANO
DATA : 23/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Mestrado de Educação
TÍTULO:

PROCESSO FORMATIVO NO PRONERA: UM OLHAR DE EGRESSOS/AS DOS CURSOS PEDAGOGIA DA TERRA (1999-2003) E AGRONOMIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO (2005-2010) NA UNEMAT


PALAVRAS-CHAVES:

PRONERA. Pedagogia da terra. CAMOSC. Políticas públicas. Educação do campo.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), traz uma série de ações e dinâmicas nos processos formativos, por meio de um diálogo sobre a construção de políticas públicas de base para a educação como direito público, gratuito e universal, sendo que os protagonistas foram os próprios sujeitos da educação, movimentos sociais, trabalhadores/as da Reforma Agrária inseridos no contexto do campo. Neste sentido temos como objetivo compreender o processo formativo do PRONERA na concepção de egressos/as dos cursos Pedagogia da Terra e Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo-CAMOSC, na Unemat, Cáceres-MT, para apreender o significado das práticas sociais na educação e organização em conformidade dimensão técnica e política. Onde, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa histórico-dialética, subsidiadas pelos instrumentos de pesquisa: bibliográfica, documental, questionário e entrevistas com os/as participantes da pesquisa, nos permitiu compreender e discutir os cursos do PRONERA, no que tange ao processo formativo desta política pública na concepção de egressos dos cursos Pedagogia da Terra e CAMOSC. Procurando assim, a) Entender o contexto sócio-histórico da questão agrária, as lutas sociopolíticas na conquista da terra, das políticas públicas e da educação do campo; b) O significado da formação superior para os/as sujeitos/as camponeses/as realizada nos cursos da Pedagogia da Terra e Agronomia na Unemat em conformidade com o PRONERA; c) E as implicações do PRONERA na atuação técnica e política de egressos/as dos cursos de Educação Superior, na organização social e na educação formal e não formal. Assim, o objeto permitiu discutir a questão agrária, a modernização produtiva no campo, a legitimação dos latifúndios pelo capital, as adaptações nas escolas do campo, a educação na reforma agrária e o processo histórico da luta por educação do campo e construção da política pública PRONERA. Deste modo as articulamos com os movimentos que demandaram os cursos pedagogia da terra e CAMOSC na Unemat, problematizando as experiencias formativas destes cursos no olhar dos/as egresso/as que participaram da pesquisa. As análises preliminares apontam que os cursos possibilitaram novas estruturas, como a ampliação da escolaridade dos/as camponeses/as, ocupação de espaços negados historicamente, implicação no engajamento político e organizacional dos assentamentos, que traduz em resistências, na perspectiva de pedagogias críticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Interno - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - CARLOS ANTÔNIO BONAMIGO - UNIOESTE
Externo à Instituição - JOÃO COLARES DA MOTA NETO - UEPA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 15:58
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1