Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITA GONÇALINA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BENEDITA GONÇALINA DE ALMEIDA
DATA : 05/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala vídeo conferência do mestrado em Educação PPGEdu UNEMAT
TÍTULO:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:


Prática Pedagógica. Educação Inclusiva. Ensino Regular. Tecnologia Assistiva.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Este estudo apresenta como título “A Prática Pedagógica do Professor no Ensino Fundamental: A Tecnologia Assistiva como recurso de Inclusão na Educação”, integra-se a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT- Campus-Cáceres/MT. Vários questionamentos surgiam sobre a prática pedagógica do professor: Como está sendo desenvolvida a prática pedagógica do professor no processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino regular? Quais são os benefícios que a TA pode oferecer para a efetivação da aprendizagem do estudante com deficiência? Quais os recursos de TA podem contribuir na autonomia da aprendizagem da estudante com deficiência? Diante desses questionamentos foram traçados os objetivos: geral e específicos. O objetivo geral: Compreender a metodologia utilizada pela professora referente ao aprendizado dos estudantes com deficiência, proporcionando os recursos de TA para o aprimoramento da sua prática pedagógica, melhorando assim as estratégias aplicadas em sala de aula para o desenvolvimento do processo de construção do conhecimento, concretizando dessa maneira o processo de aprendizagem. Os objetivos específicos: -Identificar os recursos de TA utilizados na sala regular pela professora para potencializar a construção do conhecimento da estudante com deficiência física;- Analisar a importância do recurso da TA no processo de aprendizagem associada às metodologias aplicadas em sala de aula pela professora para a efetivação do processo de inclusão da estudante com deficiência física;- Descrever recursos de TA que facilitem a autonomia da estudante com deficiência física para a efetivação da sua aprendizagem;-Estabelecer vínculo afetivo entre a professora e a estudante com deficiência física, através do desenvolvimento de atividades numa perspectiva interacionista. Este estudo é de cunho qualitativo e encontra-se alinhado com a metodologia do estudo de caso e, foram utilizados os procedimentos metodológicos: levantamento e análises de dados, por meio de questionário que norteou as entrevistas semiestruturadas, observações das práticas pedagógicas das professoras participantes em sala de aula no ensino regular e na Sala de Recursos Multifuncionais com uma estudante com deficiência física. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica Municipal da Rede de Cuiabá/MT. Nota-se uma preocupação por parte da professora da sala regular na inclusão da estudante com deficiência física nas atividades, através da diversificação das estratégias metodológicas, como aula dialógica, recurso tecnológico, ainda tem dificuldades, detectamos através nas falas das professores em que elas foram unânimes em dizer, que há falta de formação específica acerca das deficiências para os professores que atuam na sala de aula regular, uma formação que aborda casos concretos, casos da vivência em sala de aula, observamos a falta de articulação da professora da sala regular com a professora da SRM, sendo que, as horas atividades delas são em dias diferentes, não permitindo a articulação das mesmas através do planejamento que seria um momento importante para que a articulação entre elas acontecesse. Acredita-se que a pesquisa possa trazer contribuições relevantes ao processo de inclusão de estudantes com deficiência física na sala de aula e também de estudantes com outros deficiências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Interno - 253476001 - RILLER SILVA REVERDITO
Externo ao Programa - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Externo à Instituição - JANE TERESINHA DOMINGUES COTRIN - UFMT
Externo à Instituição - TATIANE LEBRE DIAS - UFMT
Notícia cadastrada em: 06/11/2023 10:40
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