Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA APARECIDA FIRMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA APARECIDA FIRMINO
DATA : 24/11/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Esporte na formação inicial em cursos de licenciatura em Educação Física
TÍTULO:

Esporte na formação inicial em cursos de licenciatura em Educação Física: análise do currículo das instituições públicas de Mato Grosso


PALAVRAS-CHAVES:

Esporte. Formação Inicial em Educação Física. Base Nacional Comum Curricular. Currículo


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa parte das mudanças significativas que têm ocorrido no âmbito da organização dos currículos, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular. No âmbito da Educação Física Escolar, nos deparamos com novos indicativos, que representam um avanço em termos de acesso a uma diversidade de práticas corporais, organizadas em unidades temáticas e objetos de conhecimento, bem como no tratamento das dimensões de ensino. Compreendendo a importância do esporte como fenômeno sociocultural, dedicamos a investigar como os cursos de licenciatura em Educação Física, de instituições públicas do estado de Mato Grosso, tem contemplado na formação inicial o esporte após a homologação e implementação da Base Nacional Comum Curricular no currículo escolar. Sendo assim, temos como objeto de estudo a relação entre o esporte na formação inicial e como objeto de conhecimento da educação física escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental para obter os dados. Posteriormente recorremos às técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Desta forma buscamos atender aos seguintes objetivos específicos: a) identificar quais esportes estão presentes na matriz curricular dos cursos de Educação Física; b) analisar como o esporte é abordado nos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física; c) compreender a inter-relação do esporte na formação inicial de professores de professor de Educação Física e o esporte no âmbito escolar. Fazem parte desta pesquisa cinco projetos pedagógicos do curso de licenciatura em Educação Física, de instituições públicas do estado de Mato Grosso. Evidenciamos que dos cursos investigados, apenas dois estão com o PPC do curso de Educação Física atualizados. Ao analisarmos as disciplinas, constatamos que dois cursos apresentam em seus currículos disciplinas voltadas para modalidades específicas/nome de modalidades esportivas, sendo um destes, com PPC atualizado. Nos demais cursos, as disciplinas com nome de modalidades esportivas são mínimas, apresentando outras nomenclaturas como: atividades atléticas; atividades aquáticas; esportes coletivos; Esportes individuais; Esportes na escola, dentre outras. O que nos chama atenção é o fato de que, mesmo os PPCs atualizados, um deles, em algumas ementas de disciplinas cita a Base Nacional Comum Curricular, no entanto a BNCC, não consta nas referências e tão pouco é evidenciado a necessidade de trabalhar o esporte, conforme a lógica interna dos esporte, conforme organização proposta pelo referido documento normativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253476001 - RILLER SILVA REVERDITO
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Interno - 63471010 - MARILDA DE OLIVEIRA COSTA
Externo à Instituição - 219.625.548-30 - RAQUEL STOILOV PEREIRA MOREIRA - UNIVAG
Externo à Instituição - ÉDERSON ANDRADE - SEDUC-MT
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 17:56
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1