ALFABETIZA MT: AVALIAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Políticas Públicas. Formação Continuada. Aprendizagem.
A alfabetização é compreendida enquanto um processo decisivo para o pleno desenvolvimento da aprendizagem de todos os estudantes. Contudo, os indicadores avaliativos publicizam que infelizmente a maioria das crianças não se apropriam do Sistema de Escrita Alfabético (SEA), no primeiro e segundo anos de escolarização. Diante desta realidade, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os resultados das avaliações em leitura realizadas pelo Programa Alfabetiza-MT, nos anos de 2021, 2022 e 2023 nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no estado, com atenção ao município de Mirassol d'Oeste/MT, a fim de compreender a efetivação das ações desenvolvidas no âmbito das escolas na visão dos coordenadores pedagógicos e da professora formadora, responsáveis pelas turmas de alfabetização neste município, bem como analisar o percurso formativo dos alfabetizadores. Os objetivos específicos que seguem, orientam o desdobramento da pesquisa, a saber: levantar os resultados publicizados pelo Alfabetiza MT nos anos de 2021 a 2023 em leitura e escrita e identificar se houve uma progressão nos indicadores avaliados; analisar os indicadores levantados nos respectivos anos com vistas a compreender o desenvolvimento das metas estabelecidas pela referida política; compreender, por meio de entrevistas com coordenadores de escolas locais e professores formadores que acompanharam as ações do Programa, como se deu o processo formativo dos professores alfabetizadores que atuaram nas turmas de alfabetização das escolas de Ensino Fundamental no município de Mirassol d’Oeste - MT, no referido período. A pesquisa de abordagem qualitativa se valeu dos procedimentos da pesquisa documental e de campo, com emprego de questionário para caracterização do perfil dos entrevistados e entrevista semiestruturada que gerou informações que foram submetidas a técnica de Análise de Conteúdo. Conclusões provisórias sinalizam para a necessidade de ampliar o conhecimento acerca da alfabetização no tempo certo e promover discussão sobre a necessidade de oferta de formação continuada aos professores alfabetizadores em consideração as peculiaridades requeridas pela alfabetização, bem como observar criticamente os desdobramentos ocorridos durante as Edições do Programa Alfabetiza MT nos anos de 2021, 2022 no que se refere aos indicadores avaliativos e nos anos de 2022 e 2023 quanto as formações ofertadas.