Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CARLOS ARANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ CARLOS ARANTES
DATA : 20/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação, Unemat, Campus Cáceres
TÍTULO:

As pessoas que utilizam cadeiras de rodas na aula de Educação Física escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoa com deficiência; Educação Física; Inclusão; Escola.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

A pessoa com deficiência ainda encontra inúmeras barreiras ao desenvolvimento social, pessoal e educacional. Nesse contexto, apesar dos avanços, ainda têm sido observados expressivos desafios às políticas de inclusão no ambiente escolar.  Na aula de Educação Física escolar, incluir o estudante em cadeira de rodas e proporcionar atividades e esportes adaptados, tem sido um desafio, seja em relação à estrutura disponível ou à prática pedagógica. A partir deste conjunto de circunstâncias, realizou-se a pesquisa: “As pessoas que utilizam cadeiras de rodas na aula de Educação Física”, vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação (PPGEdu), Linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas da UNEMAT, campus Cáceres/MT. O objetivo foi identificar os desafios e implicações da participação dos estudantes em cadeira de rodas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino regular em um município de Mato Grosso. Para tanto, utilizou-se a abordagem metodológica de cunho qualitativo de caráter descritivo e exploratório, por meio do método de inserção ecológica com a finalidade de relatar as experiências e vivências dos estudantes no ambiente escolar. Os instrumentos para pesquisa de campo, foram feitos por meio de registros audiovisuais e escritos, entrevistas, além da aplicação de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas para estudantes usuários de cadeiras de rodas, gestores e professores das escolas pesquisadas. Para análise das entrevistas, as narrativas foram organizadas em categorias, pautadas nas orientações metodológicas da análise de conteúdo. Os sujeitos do estudo são: alunos/as (n=4) usuários/as de cadeira de rodas, sendo do ensino fundamental e médio, gênero masculino (n=2) e feminino (n=2), entre 13 a 17 anos; professores/as (n=3), gênero masculino (n=2) e feminino (n=1); gestores (n=3), gênero masculino (n=2) e feminino (n=1). Na escola (microssistema principal) observamos o compromisso com a inclusão, na forma de atendimento, da interação e acolhimento dos demais estudantes. A inclusão e participação efetiva nas aulas, a autoconfiança em realizar as atividades quando são propostas, acessibilidade no percurso até a quadra, melhor conhecimento dos professores em relação às atividades e a falta de atividades adaptadas, são alguns dos principais desafios percebidos pelos alunos em cadeira de rodas na escola. Quanto aos professores, as dificuldades observadas estão relacionadas a falta de materiais adequados e/ou adaptados, conhecimento sobre a deficiência dos alunos em suas aulas, dificuldades em adaptar as atividades, tempo para pesquisa e elaboração de atividades adaptadas, acessibilidade e condições organizacionais, segurança em realizar as atividades com o/a aluno/a quando estão fora da cadeira de rodas. Para os gestores, as dificuldades elencadas se referem à falta de preparo dos docentes diante das múltiplas deficiências existentes na unidade escolar, pois não tem uma formação específica para cada uma delas, ou seja, a carência de formação para o docente, a acessibilidade em alguns locais da escola, a ausência de atividades adaptadas, sala de aula com número elevado de alunos e a necessidade de cuidador educacional no início do ano letivo. Nesse contexto, implica avaliar as consequências da não participação das aulas de Educação Física  e garantir experiências e condições de aprendizagem de modo igualitário à pessoa com deficiência em cadeira de rodas. A inclusão é um direito e, portanto, responsabilidade de todos/as.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253476001 - RILLER SILVA REVERDITO
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Interno - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Externo à Instituição - MARINA BRASILIANO SALERNO - UFMS
Externo à Instituição - PAULO FERREIRA DE ARAÚJO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 09:44
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