Banca de DEFESA: LUCAS VAGNER OLIVEIRA DE ARRUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS VAGNER OLIVEIRA DE ARRUDA
DATA : 25/08/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

DIVERSIDADE CULTURAL: PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS QUE EDUCAM O CORPO


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação; Cultura; Corpo; Práticas Corporais; Indígenas.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Dentre tantas referências estudadas, falar da cultura indígena é um assunto amplo e de uma riqueza infinita que envolve fatores sociais, políticos e éticos. A sociedade por completa possui as suas próprias teorias, contudo é necessário que possamos ter vivencias proximais e assim compreender melhor o ser humano, independente do seu espaço e ambiente, a fenomenologia explica a interpretação como uma ação que surge da nossa consciência, valoriza o ator e sua compreensão do fenômeno. este artigo visa contextualizar de forma sucinta o desenvolvimento das práticas corporais através da história. Trago alguns pensadores que contextualizam como os movimentos e gestos foram ganhando graça, harmonia e expressão. E também como esses movimentos foram sendo importantes para o homem. A sociedade, portanto, passa a constituir esses movimentos e gestos afim de que eles possam trazer qualidade de vida e grandes avanços no contexto das práticas corporais. Construindo a imagem de um pesquisador científico se faz necessário a desconstrução de tudo aquilo já temos como base de conhecimento, para assim construir novas discussões epistemológicas para que de fato possamos compreender a ciência da ciência. As diversas escolas de pesquisas nos possibilitam encontrar a nossa posição como pesquisador, aspectos como ciência, educação, escola e entre outros foram contextos que foram necessários descontruir o nosso conhecimento afim de construir novas concepções para melhor compreensão. A produção deste escrito se fez necessário para ajudar na composição do meu trabalho de dissertação intitulado DIVERSIDADE CULTURAL: práticas corporais indígenas que educam o corpo. Traz consigo contextos introdutórios para compreender como as práticas corporais educam o corpo. Esses conceitos foram citados para que possamos indagar e questionar como os povos ameríndios constituíram as práticas corporais e entender o porquê de suas representações, pois trazendo esses levantamentos visaremos fazer com que essas práticas corporais possam ser conhecidas e serem perpetuadas. Portanto, questionar tantos acontecimentos, ainda que nos motivam ou nos tragam revolta, revelam a luta pela preservação da cultura e das suas formas de educação diante a tantas estruturas políticas e sociais que nem sempre atuam para auxiliar nesse processo, afim de que buscam soluções para esses dilemas, problemas e conflitos sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo ao Programa - 38929101 - ODIMAR JOAO PERIPOLLI
Externo à Instituição - Juliana Guimarães Saneto - UFES
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA - UFMA
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 14:34
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