Produção Social do Conhecimento na Incubação Solidária: análise da formação desenvolvida pelo Núcleo Unitrabalho no PRONINC de 2014 a 2017 sob a ótica dos educadores (as)
Produção Social do Conhecimento. Incubação Solidária. Economia Solidária. Educação Popular.
O presente estudo é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato (UNEMAT) campus de Cáceres, na linha de pesquisa: Educação e Diversidade e tem como foco de investigação a formação em economia solidária desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Praxiologias da Universidade e do Mundo do Trabalho (Núcleo Unitrabalho). Teve-se como objetivo geral compreender como o processo de formação em economia solidária com a metodologia de Incubação Solidária realizada pelo Núcleo Unitrabalho no Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Solidárias (PRONINC) influiu na produção social do conhecimento na percepção dos educadores/as? Para atingir este objetivo realizamos uma análise reflexiva das atividades de formação realizadas pelo Núcleo Unitrabalho vinculadas ao PRONINC, investigamos o método de planejamento e organização da formação, bem como, entendemos a incubação solidária no processo de organização dos empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis e, com isso compreendemos o processo de mobilização e organização por fim, realizamos uma análise da interação entre a produção de conhecimento científico e a práxis dos empreendimentos com vistas a Produção Social do Conhecimento na visão dos educadores/as. A realização desse estudo se embasou nos/as seguintes autores/as: Culti (2006), El Andaloussi (2004), Freire (1984), Morin (1981), Tiriba (2019), Singer (2003) e Zart (2011; 2013; 2018; 2019). A abordagem está centrada na pesquisa qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação, neste sentido, utilizamos como instrumentos de investigação a observação participante, análise documental, revisão bibliográfica, questionário de caracterização, entrevistas semiestruturadas. O estudo contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento da pesquisa ora proposta, proporcionando um aprofundamento teórico-metodológico em relação à produção social do conhecimento que acontece durante as atividades formativas investigadas. Desta forma, a pesquisa foi realizada com os/as colaboradores/as (professores/as, técnicos/as e bolsistas) do Núcleo Unitrabalho e com membros dos grupos, associações e cooperativas que participaram de alguma das ações formativas realizadas pelo Núcleo Unitrabalho no período de (2014 – 2017) enquanto educadores/as ministrando as oficinas de formação.