Banca de DEFESA: Alessandra Ferreira Mota

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alessandra Ferreira Mota
DATA : 28/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso
TÍTULO:

Permanência dos estudantes negros no IFMT/Campus Juína: o material e o simbólico na Política de Ação Afirmativa (2018-2020)


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Ação Afirmativa; IFMT; Permanência Material e Simbólica.


PÁGINAS: 278
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo analisar as ações institucionais para permanência material e simbólica dos estudantes egressos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, autodeclarados negros, que ingressaram pela Lei nº 12.711/2012, com recorte racial, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Juína no período de 2018 a 2020. A pesquisa versa sobre a discussão da permanência material e simbólica na Política de Ação Afirmativa no que tange à Lei 12.711/12. Para isso, partimos do entendimento de que, a aprovação dessa lei, também conhecida como “Lei de Cotas”, promoveu acesso dos estudantes negros aos Ifets. Dada sua relevância, e considerando que apenas esse ingresso não garante a permanência, faz-se necessário investigar como o IFMT Campus Juína tem solucionado o desafio de fazer com que estes estudantes permaneçam. Em relação à dimensão material da permanência a ênfase recairá sobre o(s) aspecto(s) dos programas e ações desenvolvidos pela Política de Assistência Estudantil; já em relação à dimensão simbólica, a pesquisa explora o(s) aspecto(s) pedagógicos à luz da Lei nº 10.639/2003, capazes de proporcionar o senso de pertencimento do estudante no ambiente escolar. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa quanti-qualitativa acho que fica mais adequado que utilizou a pesquisa documental e bibliográfica para fundamentação teórica, com levantamento de dados por meio de questionário semiestruturado via Google Forms e entrevista semiestruturada via Google Meet realizada com os estudantes egressos do curso Técnico Integrado em Agropecuária. Para análise dos dados recorremos ao aporte metodológico proposto por Laurence Bardin (2016), a técnica de análise de conteúdo, para a sistematização e a categorização dos dados. Constatou-se que o IFMT Campus Juína implementou ações da PAE que contribuíram com a permanência material dos estudantes, com destaque para os auxílios que dispunha de recurso financeiro como o transporte e as bolsas de projetos, quanto aos serviços, a residência estudantil se apresentou como fundamental aos estudantes de outras localidades. No entanto, ações voltadas para permanência simbólica, a partir dos aspectos pedagógicos, a luz da Lei nº 10.639/2003, será concorda com ações, portanto deverá conter flexão de número necessário que a instituição reveja o PPC do curso de modo a atender os preceitos da legislação, de modo a proporcionar um ambiente de integração e convívio social entre os estudantes para assim possibilitar o sentimento de pertencimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83222001 - PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA
Interno - 83264001 - FERNANDO CEZAR VIEIRA MALANGE
Externo à Instituição - 018.765.571-50 - BRUNO DE OLIVEIRA RIBEIRO - UniRV
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 14:30
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1