Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINA MATEUS NOVACOWSKI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE CRISTINA MATEUS NOVACOWSKI
DATA : 23/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES (AS) ALFABETIZADORES (AS) NO MUNICÍPIO DE JUARA/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional. Formação de Professores. Práticas de Alfabetização.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A pesquisa intitulada PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: Narrativas de Formação e Atuação de Professores (as) Alfabetizadores(as) no Município de Juara/MT, vincula-se ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação (PPGEdu), Linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Teve como objetivo compreender como os(as) professores(as) alfabetizadores(as) que participaram das formações ofertadas pelo PNAIC no período de 2013 a 2018, relatam experiências de formação, atuação e práticas pedagógicas a fim de analisar se nestes relatos reverberam orientações conceituais e metodológicas incentivadas pelo referido Programa. A abordagem metodológica de cunho qualitativo, utilizou como procedimentos: pesquisa bibliográfica; análise documental; questionário e entrevista semiestruturada. A elaboração das seções teóricas ancorou-se em fontes bibliográficas sobre a temática em questão. Os sujeitos da pesquisa de campo foram os professores alfabetizadores das escolas públicas de Juara-MT. Após identificação, 16 professores com o perfil adequado à pesquisa, foram convidados a participar respondendo ao aceite por meio de preenchimento de formulário online. Destes, 8 professores aceitaram conceder a entrevista via google meet.  Para análise das entrevistas, as narrativas foram organizadas em categorias, pautada nas orientações metodológicas da Análise de Conteúdo. O PNAIC se firmou enquanto importante política de formação continuada para o alcance dos objetivos de aprendizagem para cada fase de desenvolvimento, ao propiciar uma formação reflexiva sobre o currículo, os instrumentos de avaliação e o trabalho pedagógico. O Programa tinha por objetivo contribuir com as práticas do professor alfabetizador, na perspectiva do letramento, de forma interdisciplinar, por meio de aprendizagens significativas. Neste sentido, as considerações finais da pesquisa indicam a partir das narrativas dos (as) professores (as) alfabetizadores (as), que as metodologias propostas pelo Programa foram incorporadas às práticas pedagógicas, mesmo após o término das formações, conforme relataram os professores entrevistados. Desta feita, as contribuições dos entrevistados reiteram o alcance do PNAIC para a formação continuada do professor alfabetizador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 247541002 - JAIRO LUIZ FLECK FALCAO
Externo ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Externo à Instituição - REJANE WAIANDT SCHWARTZ DE CARVALHO FARIA - UFV
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 17:33
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1