Banca de DEFESA: EDIMAR DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIMAR DA ROCHA
DATA : 07/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA POR MEIO DO JOGO: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA NOVA GERAÇÃO DO POVO NEGAROTÊ DO MUNICÍPIO DE COMODORO - MT


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo; Identidade; Cultura; Infância Indígena


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta pesquisa tem como questão central compreender como os saberes presentes na temática do jogo, do brincar, do brinquedo, contribui na construção da identidade da criança indígena Negarotê, subgrupo dos povos Nambikwara que fica localizada próximo à cidade de Comodoro no Estado de Mato Grosso na divisa com o Estado de Rondônia. Para os aportes teóricos deste estudo, considerou-se como questão problema: qual a influência do jogo na construção da identidade da criança indígena na Aldeia dos Negarotê? Quanto aos objetivos propostos para o referido estudo foi: Descrever o cotidiano da criança indígena na aldeia Negarotê; Identificar a relação do jogar entre meninos e meninas e quais são seus jogos comuns; Pesquisar os saberes tradicionais que as crianças têm na sua infância e qual sua relação na transmissão e no (s) transmissor (es) desses saberes; Constatar o papel do ancião ou cacique com a construção da identidade das crianças da aldeia. O caminho metodológico desenvolvido, foi a pesquisa de campo, esta que parte da abordagem do problema, sendo guiado pelo método qualitativo. Ao propor a investigação do fenômeno jogo, seus sentidos e significados na infância da criança indígena Negarotê, entendemos a abordagem qualitativa adequada e coerente à proposta analítica a ser observada sobre a realidade daquele espaço no momento, e também em referência à razão que move a essas manifestações e como seus significados contribuem na formação individual e coletiva dos sujeitos. Quanto aos sujeitos da pesquisa, contamos com a colaboração de Sr. Angelo e Wamen e as crianças Negarotê protagonistas de suas histórias. Crendo que o objeto em estudo não se limita em mostrar apenas o que é, mas como os fatos, acontecimentos, realidades, vem ocorrendo, sendo assim foi utilizado nesta pesquisa diversas formas de fazer registros como: a observação, entrevista, conversas formais e informais com o propósito de descrever os significados e sua realidade sobre o universo do brincar e seus jogos, que as crianças indígenas Negarotê vivem na aldeia.  Por meio desta pesquisa foi possível perceber que o jogo aqui em discussão compreende um universo de possibilidades na vida da criança indígena proporcionando-lhes aprendizados significativos, e é através deste jogo que é possível a criança se desenvolver, conhecer e interagir com os meios, é neste universo da fluidez e interação, que faz com que elas criem e recriem comportamentos e experiências do dia a dia respeitando as normas e regras da sociedade a qual estão inseridas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interno - 83187001 - MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - BELENI SALETE GRANDO - UFMT
Externo à Instituição - JONATHAN STROHER - UFMT
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 16:41
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