ETNOMATEMÁTICA NA CULTURA E NO CURRICULO ESCOLAR DO POVO KATITAURLU – ALDEIA SARARÉ – CONQUISTA D’OESTE/MT
Etnomatemática. Nambikwara. Katitaurlu. Interculturalidade
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações de interculturalidade e as práticas pedagógicas da Etnomatemática realizadas nas salas anexas da Escola Estadual Conquista D’Oeste e da Escola Municipal Nutajensu no interior da Aldeia Sararé junto ao povo Katitaurlu. Desenvolveu-se dentro da abordagem qualitativa e fenomenológica, com escutas e rodas de conversa. A metodologia da pesquisa se insere dentro de uma abordagem de cunho qualitativo pautado nos estudos de Santos Filho (2000), Triviños (1987) e Minayo (2008). A Fundamentação teórica relacionada a Etnomatemática é baseada em D’Ambrósio (2004), em relação ao estudo voltado à decolonialidade, nos apoiamos em Quijano (2005) e Mignolo (2008). Os colaboradores/as da pesquisa são as professoras atuantes na sala de aula, lideranças indígenas e estudantes. Observou-se através da pesquisa que o povo Katitaurlu mantém a identidade e a cultura de forma valorizada e vivenciada dentro da aldeia; que a escola municipal indígena e as salas anexas da escola do estado são conquistas do povo mediante negociações interculturais. Há um desejo do fortalecimento de um currículo que atenda às necessidades do povo Katitaurlu. Identifica-se que o currículo está em constante transformação e é desafio que os etnoconhecimentos matemáticos sejam trabalhados efetivamente no espaço escolar. Foi possível identificar conceitos matemáticos presentes na arte, pintura e tecnologias próprios do povo, eles estão presentes em diversos espaços sendo eles escolares ou nos espaços de vivência e convivência do povo Katitaurlu. Nesse aspecto, identificamos que os saberes matemáticos do povo Katitaurlu e sua aplicação em sala de aula faz parte de um pensar/repensar a cultura desse povo buscando compreender sua complexidade e ao mesmo tempo simplicidade diante da aplicação dada por eles cotidianamente.