Banca de DEFESA: APARECIDA DO CARMO BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : APARECIDA DO CARMO BORGES
DATA : 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: vídeo conferência
TÍTULO:

ETNOMATEMÁTICA NA CULTURA E NO CURRICULO ESCOLAR DO POVO KATITAURLU – ALDEIA SARARÉ – CONQUISTA D’OESTE/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Etnomatemática. Nambikwara. Katitaurlu. Interculturalidade


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações de interculturalidade e as práticas pedagógicas da Etnomatemática realizadas nas salas anexas da Escola Estadual Conquista D’Oeste e da Escola Municipal Nutajensu no interior da Aldeia Sararé junto ao povo Katitaurlu. Desenvolveu-se dentro da abordagem qualitativa e fenomenológica, com escutas e rodas de conversa. A metodologia da pesquisa se insere dentro de uma abordagem de cunho qualitativo pautado nos estudos de Santos Filho (2000), Triviños (1987) e Minayo (2008). A Fundamentação teórica relacionada a Etnomatemática é baseada em D’Ambrósio (2004), em relação ao estudo voltado à decolonialidade, nos apoiamos em Quijano (2005) e Mignolo (2008). Os colaboradores/as da pesquisa são as professoras atuantes na sala de aula, lideranças indígenas e estudantes. Observou-se através da pesquisa que o povo Katitaurlu mantém a identidade e a cultura de forma valorizada e vivenciada dentro da aldeia; que a escola municipal indígena e as salas anexas da escola do estado são conquistas do povo mediante negociações interculturais. Há um desejo do fortalecimento de um currículo que atenda às necessidades do povo Katitaurlu.  Identifica-se que o currículo está em constante transformação e é desafio que os etnoconhecimentos matemáticos sejam trabalhados efetivamente no espaço escolar. Foi possível identificar conceitos matemáticos presentes na arte, pintura e tecnologias próprios do povo, eles estão presentes em diversos espaços sendo eles escolares ou nos espaços de vivência e convivência do povo Katitaurlu. Nesse aspecto, identificamos que os saberes matemáticos do povo Katitaurlu e sua aplicação em sala de aula faz parte de um pensar/repensar a cultura desse povo buscando compreender sua complexidade e ao mesmo tempo simplicidade diante da aplicação dada por eles cotidianamente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo ao Programa - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Externo à Instituição - BELENI SALETE GRANDO - UFMT
Externo à Instituição - LUIZ AUGUSTO PASSOS - UFMT
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 08:55
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