Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA LOPES
DATA : 06/02/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Mestrado em Educação/Cidade Universitária
TÍTULO:

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS EGRESSOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA/QUÍMICA DO IFMT CAMPUS CONFRESA


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da Aprendizagem. Práticas avaliativas. Formação inicial de professores. Licenciatura em Ciências da Natureza. IFMT.


PÁGINAS: 306
RESUMO:

A presente pesquisa traz um estudo em relação a contribuição da formação inicial de professores (LCNQ) à prática avaliativa dos egressos (futuros professores da Educação Básica), buscando fundamentos teóricos para compreensão da lógica que permeia e muitas vezes sustentam essas práticas no contexto neoliberal, podendo ser de abordagem regulatória e/ou emancipatória. A avaliação da aprendizagem como parte integrante da organização do trabalho pedagógico - OTP escolar/institucional e da sala de aula, se apresenta como categoria central de compreensão dos reais objetivos da educação e da escola/instituição por desempenhar para além do seu caráter pedagógico, também a função sócio-política, inserida no contexto do sistema capitalista. O lócus da pesquisa foi o município de Confresa-MT, teve como contexto de análise o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química - LCNQ do IFMT campus Confresa e como sujeitos do campo empírico os dezenove egressos das três turmas concluintes entre os anos de 2010 a 2016 desse curso. O objetivo central foi compreender as contribuições do curso de LCNQ para a prática avaliativa dos egressos nos processos de ensino e aprendizagem escolar. Para tanto, desenvolveu-se com base em uma abordagem críticodialética, metodologia qualitativa e modalidade estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram análise documental, questionários, observação e entrevistas. O procedimento analítico foi realizado de acordo com a análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), como procedimento/metodologia de organização dos dados para análise. As categorias encontradas a partir da análise documental trouxeram evidências sobre o conceito e concepção de avaliação presentes na legislação, no PPC do curso de LCNQ e nos PPPs das escolas em que atuavam os três egressos que foram observados. Já os resultados do questionário permitiram delinear: o perfil, a formação inicial e continuada, a experiência docente, a prática avaliativa dos dezenove egressos, aspectos do currículo e a contribuição do curso de LCNQ. A observação das práticas avaliativas dos três egressos/professores possibilitou identificar as categorias referentes a avaliação formal e informal, os instrumentos e procedimentos avaliativos utilizados pelos egressos. As categorias evidenciadas nas vozes dos três egressos/professores entrevistados foram em relação às suas práticas avaliativas (dificuldades e influências) e também dos professores formadores do curso, suas concepções de avaliação, o currículo e a contribuição do curso para as práticas avaliativas dos egressos. Concluímos a partir da triangulação dos dados, que mesmo na ausência de disciplinas específicas de avaliação e da Didática; a carga horária das disciplinas pedagógicas insuficientes e a pouca articulação entre as disciplinas de formação pedagógica e técnica; os instrumentos avaliativos aplicados por alguns docentes serem insuficientes e as ementas das disciplinas estarem desarticuladas dos objetivos propostos pelo PPC, o curso contribuiu para a prática avaliativa dos egressos, no sentido de construir conhecimentos de uma concepção de avaliação diagnóstica, contínua e quanto à necessidade de utilizar uma diversidade de instrumentos e procedimentos avaliativos em suas práticas avaliativas, mesmo na prevalência do instrumento prova e de uma concepção de avaliação classificatória adotada pela maioria de seus professores formadores durante o curso de LCNQ.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 31286002 - ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
Interno - 83206001 - ILMA FERREIRA MACHADO
Interno - 83216001 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Externo à Instituição - REGIANE HELENA BERTAGNA -
Externo à Instituição - TEREZA CHRISTINA MERTENS AGUIAR VELOSO - UFMT
Notícia cadastrada em: 25/01/2023 14:22
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