ACESSO A EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS EGRESSOS DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CÁCERES – MT
Perfil do egresso. Ingresso ao Ensino Superior. Juventude Rural. Desempenho Escolar.
Esta pesquisa está inserida na temática das políticas de acesso à educação superior, com foco
principal, no ingresso ao ensino superior dos egressos do ensino médio do campo/rural. O
estudo está vinculado à linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas
Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU - Universidade do
Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A pesquisa tem por objetivo geral compreender os
possíveis desafios para o ingresso ao ensino superior dos egressos do ensino médio oriundos
da escola rural do município de Cáceres - MT, tendo como referência a Escola Estadual Mario
Duílio Evaristo Henry. Os procedimentos metodológicos da pesquisa estão organizados em
quatro etapas: 1ª - Balanço de Produção, 2ª - Análise dos questionários socioeconômicos
(microdados ENEM) respondidos pelos alunos da escola no ato da inscrição do ENEM 2019,
disponíveis pelo Inep, 3ª – Análise dos Bancos de Dados - microdados do Exame Nacional do
Ensino Médio – ENEM 2019, pareamento com o banco de dados da UNEMAT e a 4ª
Procedimentos de Organização, Sistematização, Análise dos Dados e Apresentação dos
Resultados. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva quanti-qualitativa, sustentada
nos pressupostos epistemológicos da abordagem crítico-dialético descrita por Gamboa (2007)
e incluindo também o estudo de caso. O locus da pesquisa é a escola estadual Mário Duílo
Henry localizada a 75km no distrito de Nova Cáceres pertencente ao município de Cáceres –
MT que atendia a educação básica (ensino médio) nas comunidades rurais da Sadia e Paiol.
Os sujeitos da pesquisa 21 egressos do ensino médio, ano 2019. A dissertação está
organizada em seis seções. Na primeira seção traz a apresentação da temática e sua
contextualização, assim como, os objetivos, justificativas e problemática da pesquisa
envolvendo o objeto de estudo. Na segunda seção apresenta a abordagem escolhida, a
metodologia, o tipo de pesquisa, o lócus, assim como sujeitos da pesquisa e período. A
terceira seção traz o percurso histórico da educação pública brasileira entre o ensino básico e
o superior. Apresenta as políticas públicas voltadas para atender os jovens do campo e discute
ainda, as fragilidades, desafios, possibilidade e potencialidades das políticas públicas para os
sujeitos do campo. A seção quarta, apresenta a análise das notas obtidas pelos candidatos
participantes na prova do ENEM, edição 2019 com a finalidade de verificar se a localização
das escolas (urbana x rural) ou sua dependência administrativa (estadual, privada, federal)
pertencentes ao de município de Cáceres – MT, influenciam nas notas e como consequência
na possibilidade de ingresso no ensino superior. A seção cinco é Análise do Questionário
Socioeconômico dos egressos da Escola. Por fim, apresentamos a última seção, com
resultados e considerações finais.