Banca de DEFESA: Mônica de Almeida Ribas

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mônica de Almeida Ribas
DATA : 29/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

 

 

 

CONFLITOS EM AMBIENTE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: UMA QUESTÃO PARA GESTÃO ESCOLAR NO ANO DE 2020


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Incertezas; Enfrentamentos; Diálogo; Conflito; Gestão, Desafios


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, cuja temática se refere aos conflitos escolares vivenciados na pandemia, pelo olhar da gestão escolar ancorada nos aportes teóricos de Chrispino (2007); Eller (2019); Thé (2015) e Tiellet (2012), entre outros. Com o título “Conflitos em tempos de pandemia da COVID-19: uma questão para gestão escolar no ano de 2020”, a pesquisa procurou responder: Que tipos de conflitos ocorreram na escola durante a pandemia de 2020, relacionados ao processo ensino-aprendizagem, o que os motivou, quem foram os envolvidos e quais estratégias foram utilizadas pela gestão para amenizá-los? O objetivo principal do trabalho foi analisar os conflitos enfrentados pela equipe gestora durante a pandemia, especificamente no ano de 2020, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi descritiva, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. As fontes de coleta de dados foram entrevistas por pauta e fontes documentais. As entrevistas foram realizadas com cinco sujeitos que integravam a gestão da Escola Municipal Pequeno Sábio. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). As categorias foram definidas a partir do roteiro da entrevista: Impacto da pandemia no contexto escolar; Conflito na unidade escolar durante a pandemia; Motivo dos conflitos na escola; e Desafios e as soluções dos gestores aos conflitos. Em cada uma das categorias definiu-se as Unidades de Registro (UR), a destacar: Incertezas geradas pela suspensão das atividades presenciais; Discordância entre os gestores e os professores; Insegurança nas decisões (conflitos intrapessoais); Falta de comunicação da equipe pedagógica com a família; Conflitos intrapessoais; Falta de orientação das instâncias superiores de como proceder frente as dificuldades pedagógicas das Unidades de Ensino; Diálogo e empatia; Investimento em biossegurança e equipamentos tecnológicos para atender as atividades pedagógicas; e, Mediação. Concluiu-se que na Escola Municipal Pequeno Sábio a equipe gestora vivenciou e experenciou diversos desafios impostos pela pandemia, os quais geraram conflitos internos. Os conflitos foram intensos, tanto os intrapessoais quanto os interpessoais, como a falta de comunicação com as famílias, divergência entre os gestores e a falta de orientação das instâncias superiores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83216001 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo à Instituição - CLEOMAR FERREIRA GOMES - UFMT
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 09:26
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