Banca de DEFESA: ODAIR ALVES VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ODAIR ALVES VIEIRA
DATA : 09/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zbx-ufvz-qot
TÍTULO:

 

PIBID/UNEMAT: POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA EM JUARA-MT, EDITAL DE 2014

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: 

Política Pública. Formação Inicial. Professor Principiante. Bolsistas de Iniciação à Docência (ID).


PÁGINAS: 176
RESUMO:

 

 

A pesquisa foi desenvolvida por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus universitário de Cáceres, linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. É fruto dos estudos e reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais (GEFOPE). O objetivo da pesquisa foi compreender se e como as ações do PIBID, implementadas pelo projeto de 2014, curso de pedagogia, ofertado na UNEMAT, campus de Juara, contribuíram com a atuação docente dos professores em atenção as vivências que tiveram no decorrer da formação inicial enquanto bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Os objetivos específicos consistiram em: discutir a partir de fontes teóricas os conceitos relacionados às políticas públicas de formação de professores, sua dimensão teórica e prática, primando pela formação inicial; identificar e analisar dados sobre o PIBID, em nível nacional e local para entender a dimensão do Programa desde sua criação em 2007 até meados de 2020; levantar, por meio das narrativas dos professores, se e como as ações do PIBID contribuíram com a formação enquanto bolsistas de ID e se estas favoreceram para que eles se firmassem na docência. A investigação, de abordagem qualitativa, com viés interpretativista foi realizada com seis professores egressos do PIBID, com experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As questões que orientaram a pesquisa foram: como essa política de formação inicial é compreendida pelos professores considerando as vivências que tiveram durante a participação enquanto bolsistas de ID, bem como quais as principais percepções e contribuições que o Programa propiciou para a formação dos pedagogos e como estas se firmaram enquanto prática no exercício da docência? Dentre as fundamentações teóricas que embasaram a pesquisa estão: Nóvoa (2006, 2017), Tardif (2014), Imbernón (2011, 2016), Gatti (2016), André (2016, 2018), Garcia (1999), Day (2001), Pimenta (2012), Ball (2016), Lima (2005, 2012), Zeichner (2013), Afonso (2001, 2020), Campelo (2019), Frigotto (2018), Mainardes (2015), Mello (2015, 2016). Além do levantamento da produção bibliográfica e documental, adotou-se questionários para levantar o perfil dos professores e entrevistá-los. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas por meio dos recursos digitais do Google Meet, em decorrência do contexto da pandemia – Covid-19. Eles afirmaram que a formação propiciada pelo PIBID cooperou para estreitar o distanciamento entre a universidade e a escola. Destacaram que ao se formarem e se inserirem na profissão conseguiram lidar bem como os desafios postos aos professores iniciantes. Levantaram questões políticas que são discutidas no decorrer das seções desta pesquisa. Neste sentido, o estudo aponta que o PIBID é uma política pública que favorece a formação inicial dos professores. Esta condição reitera a continuidade desta política que também integra a formação continuada dos professores. O PIBID contribuiu com um espaço democrático de aprendizagem ao mobilizar vários atores nos contextos universitários e escolares a partir das ações formativas de conhecimento teórico e prático para os bolsistas de ID.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo à Instituição - NILCE VIEIRA CAMPOS FERREIRA - UFMT
Notícia cadastrada em: 07/11/2022 18:15
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1