Banca de DEFESA: SIMONE TOLEDO DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE TOLEDO DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 07/11/2022
HORA: 19:00
LOCAL: PPGEdu/UNEMAT
TÍTULO:

PERCEPÇÃO SOBRE A PERMANÊNCIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VOZ DOS DOCENTES DA UNEMAT.



PALAVRAS-CHAVES:

Bacharel docente. tecnologia na educação. permanência na educação superior.


PÁGINAS: 15
RESUMO:

Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da UNEMAT. Tendo como temática principal investigar, sob a ótica do professor universitário, quais as mudanças que ocorreram em sua prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais no ensino remoto (incluindo o recorte da Pandemia da COVID-19). A docência universitária é uma prática social e possui suas especificidades, havendo poucos aportes legais que orientem a necessidade de uma formação específica para os docentes da Educação Superior. Temos como questão problema de pesquisa: as práticas docentes no ensino remoto interferem na permanência de estudantes na educação superior? Em que tomamos como objetivo principal da investigação Analisar a partir da percepção dos professores investigados se as atividades docentes desenvolvidas no curso contribuem com a permanência dos estudantes na educação superior.O estudo reflete sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto com ênfase na formação e atividades na Docência Universitária, tendo como principais aportes os autores: Shulman, Nóvoa, Cunha, Moran, Luckesi, Pérez Gómez. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos foram realizados em cinco etapas, dos quais utilizamos: 1) balanço de produção científica, 2) revisão bibliográfica, 3) análise documental, 4) coleta de dados e 5) análise dos dados, em que buscamos analisar as legislações pertinentes à formação do docente universitário, do curso de bacharelado em questão e da própria UNEMAT. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário de caracterização docente, elaborado no Google Forms sendo complementado pela entrevista semiestruturada. Para análise de conteúdo embasamo-nos em Bardin (2006), com categorias pré-estabelecidas e emergentes aos dados da pesquisa e utilizado o software NVivo12, para construção de nuvens de palavras de maior frequência. Os sujeitos da pesquisa foram os bacharéis docentes efetivos e contratados do curso de Ciências Contábeis, em efetivo exercício no semestre letivo 2021/2, lotados na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas. O universo da pesquisa contou com dezessete sujeitos denominados BDCCs. A partir da análise dos dados coletados, enfatizando a formação, as atividades desenvolvidas no curso e se essas proporcionaram a permanência dos estudantes, podemos constatar que os BDCCs, estão em constante formação, buscando inovações e melhorias de suas práticas educativas, realizam a formação nas áreas específicas, das quais relatam terem contribuído e auxiliado no desenvolvimento profissional docente. Constatamos que todos os professores procuram fazer uso das tecnologias, entretanto, nesse recorte do ensino remoto, verificamos que pouca capacitação foi realizada para a adequação nesse novo cenário. Apontamos, finalmente, que o ensino remoto gerou algumas dificuldades no processo de ensino dos sujeitos pesquisados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83264001 - FERNANDO CEZAR VIEIRA MALANGE
Interno - 83222001 - PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - CARINA ELIZABETH MACIEL - UFMS
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 14:34
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