Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CASSIA BECK DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITA DE CASSIA BECK DE OLIVEIRA
DATA : 25/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

WXÃILXISU:  RETRATOS DA INFÂNCIA KATITÃUHLU - UMA CARTOGRAFIA DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA NŨTAJENSU


PALAVRAS-CHAVES:

Infância indígena. Currículo. Cartografia


PÁGINAS: 142
RESUMO:

Esta dissertação tem como tema a infância da criança indígena Nambikwara Katitãuhlu, que habita as Terras Indígenas Sararé e Paukalilajausu, no município de Conquista D’Oeste/MT. Objetivou-se analisar os efeitos dos modos de subjetivação da criança no contexto de sua terra, junto a seu povo, bem como no  cotidiano da Escola Municipal Indígena “Nutajensu”. Problematizou-se, na pesquisa: como a escola Indígena “Nutajensu” produz subjetividade das crianças indígenas que movimentam a infância na aldeia e na escola? Por meio de análises de referenciais teóricos sobre infância, foram abordados  temas como os tempos da infância, escola e currículo. Utilizou-se, como procedimento de pesquisa, a cartografia. A pesquisa cartográfica permitiu transitar “entre” os acontecimentos, acompanhar os movimentos e seus efeitos nos corpos infantis e compor narrativas que sustentam esta dissertação. Utiliza-se, como principais intercessores  Ariès (1986); Kohan (2004), Abramowicz (2019); Maldonado (2017) e Garcia e Maldonado (2018, 2021) para pensar as Infâncias; sobre infância indígena, Grando (2010), Zoia (2010); no campo de conhecimentos linguísticos, destacamos os ensinamentos de Kroeker (2003); sobre a diferença, Skliar (2015), Deleuze (1974, 1995, 2004),  sobre Legislação escolar indígena, Brasil (1996, 1998, 2015) e, sobre currículo, Silva (2019), Alves (2011). A pesquisa permitiu reconhecer que o tempo da infância Katitãuhlu é o tempo de Aión, essa foi a experiência que exalou de suas vivências e em seus cotidianos. Sendo assim, os saberes conhecidos pelas crianças são trazidos para a escola e os saberes promovidos pela escola são levados para o contexto de vida da criança Katitãuhlu. É nesse movimento que a escola vai se constituindo, desconstruindo e reconstruindo saberes e fazeres nos/dos/com os cotidianos da infância Katitãuhlu.

           

Palavras chave: Infância indígena. Currículo. Cartografia.

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - BELENI SALETE GRANDO - UFMT
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 14:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1