Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE SILVA DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE SILVA DE ASSIS
DATA : 25/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEdu/UNEMAT
TÍTULO:

A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO COVID-19 COM O ENSINO REMOTO E AS IMPLICAÇÕES NO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

permanência no ensino médio; ensino remoto emergencial; cenário de pandemia da covid -19; acesso à educação superior.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A presente pesquisa sobre A permanência no ensino médio no cenário de pandemia do covid-19 com o ensino remoto emergencial e as implicações no acesso à educação superior, será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Neste sentido, ela está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, correlacionada ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior – GPAPES da UNEMAT. Cujo objetivo é analisar a permanência dos estudantes no Ensino Médio (EM), principalmente após ter se tornado obrigatória pelo Estado e excecionalmente no cenário de pandemia da covid-19 com a adoção do Ensino Remoto Emergencial, enfatizando os desafios para o acesso à Educação Superior (ES) no ano civil de 2021. Deste modo, utilizaremos como método de pesquisa um estudo de caso com abordagens: quantitativas e qualitativas, cujo primeiro passo foi a realização de um estudo teórico/bibliográfico com o objetivo de adquirir pressupostos teóricos e científicos para compreender com maior profundidade o assunto abordado. Posterior ao levantamento bibliográfico, foi realizado um levantamento de dados estatísticos, Correlacionados a permanência no EM disponíveis com consulta pública em portais específicos e,  consequentemente, analisar estes dados na unidade de ensino EE “Onze de Março”, por meio dos seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP), matrizes curriculares do EM, Atas de acompanhamento anual  e de resultados finais das turmas, livro de registro de protocolos de retiradas de documentos dentre outros adotados pela unidade escolar da rede estadual de ensino, mantida pela Seduc/MT, no município de Cáceres, que atende somente estudantes de Ensino Médio. Para dar subsídios à pesquisa foi utilizado como instrumento  de coleta de dados um questionário com 36 questões abertas e fechadas, aplicado aos estudantes que cursaram os 3º Anos em 2020 (possíveis sujeitos da pesquisa 184 estudantes regularmente matriculado) na EE “Onze de Março” no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ingressantes na Educação Superior no ano civil de 2021, totalizando 52 ingressantes e destes 47 sujeitos responderam de forma colaborativa a pesquisa,  independente do tipo de IES (pública ou privada) e da modalidade presencial, semipresencial ou a distância.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83264001 - FERNANDO CEZAR VIEIRA MALANGE
Interno - 28108002 - HELOISA SALLES GENTIL
Externo à Instituição - DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIR - UnB
Notícia cadastrada em: 21/05/2022 08:54
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