“ATUAÇÃO FILANTROCAPITALISTA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MATO- GROSSENSE, 2005 – 2018?
Palavras-Chave: Privatização; Filantropia de Risco; Filantrocapitalismo; Lei 13.800/2019; Mato Grosso. Fundação Victor Civita
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os principais atores privados que atuaram junto á rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso de acordo com os interesses da filantropia de risco/venture philanthropy ou filantrocapitalistas, no período de 2005 a 2018. Os dados para análise foram obtidos a partir dos resultados da pesquisa de caráter interinstitucional, realizada no âmbito do GREPPE sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Theresa Adrião: “Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública” financiada pela Fapesp, Processo 2019/12230. Parte-se do pressuposto de que a prática da filantropia de risco no Brasil financiada por meio de investimento social privado por meio de parcerias e convênios entre fundações/institutos e entre estes e governos que passam a obter vantagens para negócios no campo educacional a partir da operacionalização de seus programas com os sistemas públicos de ensino (ADRIÃO, 2015; 2018;2021). Esta dissertação adota abordagem qualitativa, a partir de pesquisa documental em fontes primárias e secundárias em sites institucionais. Com base em estudos teóricos e análises dos dados, para esta qualificação, apresenta-se o perfil e a atuação da Fundação Victor Civita - FVC identificando-a com a prática da filantropia de risco ou filantrocapitalista (Beshoop e Green, 2008) tendo em vista a relação entre doações para programas educacionais, junto a rede pública de ensino, e a relação destes programas com os negócios do setor editorial, especialmente do Grupo Abril. Identifica-se que a FVC atua em rede com organizações privadas com objetivo de influenciar as políticas públicas no Brasil o que também permite à FVC ampliar seu campo de negócios. A pesquisa apresentada nesta qualificação está em andamento.