CINEMA E EDUCAÇÃO: IMAGENS EM MOVIMENTO MOVIMENTANDO PENSAMENTOS SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Cinema e Educação. Racismo. Identidades e diferença. Formação-devir
A pesquisa de título “Cinema e Educação: imagens em movimento movimentando pensamentos sobre questões étnico-raciais” teve como objetivo compor cartografias de desejos de professoras e professores das redes de ensino do município de Cáceres-MT, em relação às questões étnico-raciais. Utilizou-se o banco de dados do projeto de pesquisa Imagens e sons como intercessores para pensar infâncias e diferença: Problematizando a Educação, o cotidiano da escola e o currículo, desenvolvido entre os anos de 2015 e 2019, que realizou formação continuada de professores (as) através de filmes. As conversas dos (as) participantes do cineclube foram filmadas, gravadas e transcritas, e, a partir delas foram puxadas linhas que constituíram círculos de convergência para compor cartografias de desejos sobre questões étnico-raciais. As narrativas aqui constituídas foram movimentadas pelos intercessores Coutinho (2019), Coutinho e Freitas (2013), Deleuze (1974, 1992, 2010, 2018a, 2018b), Deleuze e Guattari (1995, 2010), Deleuze e Parnet (1998), Ferraço (2018), Foucault (1986, 1987, 1993, 1998, 1999, 2004, 2005, 2013), Fresquet (2017), Hall (2000, 2006), Maldonado (2001, 2015, 2017), Masschelein e Simons (2014), Schwarcz (1993), Silva (2000, 2016). Apresenta-se a potência do cinema para constituição da ideia de formação-devir, bem como para se pensar a partir de imagens outras de pensamento e, quiçá, produzir práticas outras em relação à questões étnico-raciais na escola.