Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO CLAUDIO DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO CLAUDIO DA CRUZ
DATA : 15/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: ambiente virtual google meeting
TÍTULO:

A REORGANIZAÇÃO ESCOLAR MATERIALIZADA COM O PROJETO “ESCOLA PLENA”, NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL D OESTE – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Implementação. Reorganização escolar. Escola de Tempo Integral


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A presente pesquisa integra a Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário Jane Vanini. A pesquisa intitulada: A reorganização escolar materializada com o Projeto “Escola Plena”, no município de Mirassol D’Oeste, tem como objetivo geral analisar o processo de reorganização escolar de uma escola da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso decorrente da implantação e materialização do Projeto Escola Plena, um projeto sancionado pela Lei Estadual n° 10.622, de 24 de outubro de 2017. A pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso por meio dos seguintes dispositivos técnicos e procedimentais de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semi-estruturada com professores, gestores, estudantes e familiares e, complementarmente, lançamos mão do grupo focal. Optamos pela abordagem qualitativa, tendo como auxílio o método materialista histórico-dialético. Dos resultados preliminares identificamos que a reorganização escolar contou com diretrizes e ações inovadoras relativas ao currículo, inspiradas num modelo de ensino integral do Estado de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e três institutos ligados ao setor empresarial; constatamos o quanto este projeto tem sido operado pelo empresariado, bem como o avanço do privado (terceiro setor) sobre o público, sobretudo, são os representantes da burguesia (patronato empresarial) que vem decidindo o que os meninos e meninas mato-grossenses vão aprender nas Escolas Plenas. No aspecto tempo identificamos que a escola estudada conforme está previsto no PPP, organizou em oferecer nove horas diárias para o ensino médio, e oito horas para o ensino fundamental. No que tange aos espaços, a escola não passou por nenhuma reforma ou grandes mudanças, utilizando a estrutura antes utilizada para o ensino regular de dois turnos; as salas foram organizadas de forma temática conforme as áreas do conhecimento. Sobre o currículo é constituído pela base comum com disciplinas tradicionais, e pela base diversificada, com disciplinas de iniciação científica, Protagonismo infantojuvenil, Práticas Esportivas, Projeto de Vida, Estudo Aplicado de Português e outras


 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 31286002 - ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
Interno - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Externo à Instituição - MARIA RAQUEL CAETANO - UFRGS
Externo à Instituição - MATHEUS DE MESQUITA E PONTES - IFMT
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 14:55
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1