PEDAGOGIA WALDORF: COMO O SEU CURRÍCULO INFLUENCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS
Pedagogia Waldorf; Desenvolvimento Cognitivo; Currículo.
Nosso projeto de pesquisa busca compreender sobre a “Pedagogia Waldorf: como o seu currículo influencia no desenvolvimento cognitivo de alunos que atravessam as idades de 09 a 10 anos e de que forma essa prática pedagógica pode suscitar a capacidade intelectiva do aluno que venha a colaborar para maior autonomia e desenvolvimento do processo de individuação do aluno.[RR1] Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como abordagem epistemológica a Fenomenologia Hermenêutica, com pesquisa bibliográfica e documental, com aplicação de entrevista semi-estruturada e observação de campo, para coletar os dados que serão compreendidos através dos relatos e manifestações dos sujeitos da pesquisa. A metodologia utilizada parte do autor Rudolf Steiner por meio de sua linha fenomenológica a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf, incluindo-se o diálogo com autores da mesma abordagem bem como autores de outras linhas de pensamento [RR2] que contribuam na compreensão do tema desenvolvido. Aguardamos que os resultados da pesquisa colaborem na compreensão de como a prática do currículo Waldorf, a experiência vivida entre os alunos que atravessam a idade de 09 a 10 anos, pode colaborar no desenvolvimento cognitivo do aluno e em seu processo de individuação para um desenvolvimento com maior autonomia.