EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Formação de Professores; Educação Inclusiva, Ensino Remoto e Pandemia.
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, sua temática central é a “Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia”, na seguinte perspectiva: como acontece a educação inclusiva, em época de pandemia? Como os genitores e docentes conseguem lidar com as aulas remotas? O nosso objetivo é conhecer as perspectivas que os genitores e os professores possuem sobre o tema desta pesquisa e sua importância para o processo de inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como abordagem os princípios da Fenomenologia Hermenêutica, com pesquisas documentais e bibliográficas, com aplicação de entrevista semiestruturada, para coletar os dados, que serão compreendidos através dos relatos dos sujeitos de pesquisa. O referencial teórico, tem como autores principais: Rudolf Steiner (2014), Rosely Aparecida Romanelli (2015;2017), Jonas Bach (2012), Lucinda Dias (1995), Mantoan (2006), Sassaki (1997), assim como autores que possam contribuir com nossa pesquisa. Almejamos que nosso trabalho possa contribuir para a compreensão do processo inclusivo, bem como direcionamento para a percepção da individualidade de cada ser e de suas potencialidades.