Banca de DEFESA: CLAUDINET ANTONIO COLTRI JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDINET ANTONIO COLTRI JUNIOR
DATA : 17/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de vídeoconferência da Pró-Reitoria da Pesquisa e Pós-Graduação da UNEMAT
TÍTULO:

LIDERANÇA SERVIDORA E O DESAFIO DA EFICÁCIA NAS ESCOLAS WALDORF


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão nas Escolas Waldorf. Liderança Servidora. Eficácia na educação.
Antroposofia. A arte de educar de Rudolf Steiner.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

Um dos grandes desafios históricos das Escolas Waldorf é o seu processo de gestão. Rudolf
Steiner, seu idealizador, deixou alguns princípios e algumas diretrizes sobre o tema. O problema
é que muitas pessoas do movimento antroposófico desvirtuaram esses princípios, por vezes,
pela má interpretação, e propagaram formas de se gerir a escola como se fosse legado de Steiner.
O próprio idealizador pouco viveu esse processo, já que faleceu 6 anos após o início das
atividades da primeira escola Waldorf. Assim, no final dos anos de 1990 e início dos anos 2000,
muitas escolas passaram por sérios problemas financeiros, de relacionamentos e disputa de
poder, por conta da implantação desse modelo de gestão propagado. A Federação das Escolas
Waldorf do Brasil, preocupada com a situação, criou o Padew, Programa Articulado de
Desenvolvimento das Escolas Waldorf, para auxiliar as escolas. Ainda, em 2006 e 2007,
realizou o Congresso sobre Governança nas Escolas Waldorf, no qual foi trabalhada a questão
da liderança servidora, sustentada por um organograma orgânico e cargos ocupados com foco
em competências. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o efetivo impacto desse congresso
em uma escola participante e realizar um estudo bibliográfico, também, para analisar
conceitualmente essa efetividade. Além, disso, se propuseram métodos e modelos de gestão,
além de princípios de governança que se enquadram nos princípios antroposóficos (ou que ao
menos não os fere), para que se possa materializar um modelo que traga efetividade para as
escolas. Dentre tudo isso, o agente de união, o que dá a liga, é a liderança servidora, pois protege
a missão, organiza os cargos para que um sirva o (e não se sirva do) outro, na linha dos mais
estratégicos para os mais operacionais (e não o inverso, como se vê corriqueiramente nas
organizações) e, principalmente, tem como premissa dos relacionamentos o amor ágape,
incondicional (aquele que permite até não gostar da pessoa, mas a respeita). Na análise da escola
pesquisada, pode-se se observar que ela buscou, e busca, seu modelo de gestão próprio, mas
ainda faltam conhecimentos administrativos para se implantar alguns modelos aqui
apresentados e que podem trazer mais efetividade em seus resultados, como, por exemplo, a
implantação do modelo de gestão estratégica baseado no Balanced Scorecard. Evidenciou-se
que o Congresso foi de grande valia para reflexões sobre seus processos e sua forma civil de
existir enquanto empreendimento. Isso a fez passar pela forte crise que a acometeu, estando,
hoje, com número de alunos bem maior que outrora.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JONAS BACH JUNIOR - UFTM
Presidente - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Interno - 82438001 - SANDRO BENEDITO SGUAREZI
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 13:03
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