Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE DELUQUE VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANE DELUQUE VIANA
DATA : 05/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

DESENHO ANIMADO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: O OLHAR DA PEDAGOGIA WALDORF.


PALAVRAS-CHAVES:

Criança. Desenvolvimento. Imaginário. Desenho Animado. Pedagogia Waldorf.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas,  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  –  Mestrado  em  Educação,  da Universidadedo Estado de Mato Grosso, sua temática é Desenho animado no  desenvolvimento da criança. Também se insere no Grupo de Pesquisa em Pedagogia Waldorf, cadastrado no DGP-CNPq, no projeto A influência da mídia no desenvolvimento cognitivo de crianças  e  jovens.  A  questão  problema  norteadora  da  investigação  foi:  Como  o  desenho animado  pode  comprometer  e  inibir  o  desenvolvimento  da  criança?  Como  objetivo  geral propõe-se verificar a influência da mídia e do desenho animado na primeira infância, identificando  os  fatores  que  podem  estar  relacionados  a  efeitos  negativos  no  processo  de desenvolvimento  da  criança.  A  dissertação  estruturou-se  a  partir  da realização de uma pesquisa qualitativa, com a produção de análise compreensiva e abordagem fenomenológica. Os  instrumentos  de  coleta  de  dados  foram  entrevista  semiestruturada,  roda  de  conversa  e observação de quatro vídeos disponíveis pela plataforma do YouTube relacionada  à  Pedagogia  Waldorf  em  relação  ao  desenvolvimento  da  criança.  A  análise baseou-se em Bicudo (2000; 2011).  Ao longo do desenvolvimento da  pesquisa observou-se que os fundamentos teóricos da Pedagogia Waldorf, através das pesquisas fenomenológicas do autor Buddmeier (2007; 2010), apresentam percepções significativas referentes aos efeitos que  envolvem  a  mídia,  afetando  a  vida  do  ser  humano,  principalmente  o  desenvolvimento integral  da  criança.  Com  a  realização  da  pesquisa  percebe-se  que  os  desenhos  animados apresentam imagem em tela, evitando que a criança desenvolva interação e diferentes possibilidades  de  experimentar  seus  sentidos,  a partir  de  conexões  que  estabelecem  com  as pessoas, além de levá-la à imitação de personagens, interferindo no brincar e na imaginação, função vital, pura e verdadeira que emerge da criança.  Os dados analisados indicam que os desenhos animados podem gerar efeitos negativos, impossibilitando o desenvolvimento saudável da criança.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 253476001 - RILLER SILVA REVERDITO
Presidente - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Notícia cadastrada em: 24/01/2022 13:38
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